Alunos de Medicina Veterinária da Unimar ampliam formação com estágios no exterior

O curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar) tem reforçado sua política de internacionalização, incentivando estudantes a realizarem estágios e intercâmbios em instituições estrangeiras. A iniciativa busca ampliar a formação técnica e cultural dos acadêmicos, além de fortalecer a qualidade do ensino.
Segundo o coordenador do curso, professor Fabio Manhoso, a experiência internacional é um dos pilares da graduação. “É muito importante essa possibilidade dos alunos terem uma nova visão, não só técnica, mas também no aspecto cultural. Isso contribui para a formação humanística que valorizamos dentro das competências da profissão. Além disso, esse é um quesito avaliado em processos nacionais e internacionais de qualidade acadêmica. Por isso, incentivamos nossos alunos a buscarem novos horizontes. E fico muito feliz com os resultados que temos alcançado”, afirmou.
Entre os exemplos recentes está a acadêmica Ana Beatriz, que se prepara para um estágio no Texas. “Isso vai agregar 100%. Sou muito grata à Unimar, que está me dando todo o suporte e viabilizando esse intercâmbio. Minha família mora lá, então será também uma oportunidade de crescimento pessoal. Quero começar meu estágio lá e já fortalecer meu currículo”, disse.
Outra estudante, Mariana Guedes, também segue para o Texas com foco na medicina equina. “Desde pequena sou apaixonada por cavalos. Entrei na faculdade com esse propósito e tenho direcionado toda a minha formação para isso. Surgiu a oportunidade de ir para o Hospital Outlaw, em Decatur, e lá vou atuar com clínica, fisioterapia e outras áreas. Quero aproveitar ao máximo”, relatou.
A Unimar apoia os acadêmicos interessados em experiências internacionais por meio do Núcleo de Intercâmbio e Extensão (Nipex), responsável por viabilizar programas de estágios e intercâmbios. “O Nipex faz todo esse cuidado e atenção, conectando nossos alunos ao mundo e viabilizando sonhos que fazem diferença na formação e na vida profissional de cada um”, concluiu Manhoso.