Alunos da Unimar fazem campanha sobre cuidados com cefaleias
Alunos de medicina da Unimar fizeram durante maio uma campanha de conscientização e alertas sobre a cefaleia (a famosa dor de cabeça) e distúrbios cerebrais. O projeto é uma parceria da universidade com a Secretaria da Saúde de Marília.
Conforme a Liga Acadêmica de Neurologia, Neurocirurgia e Neurociências da Unimar, diversos panfletos foram confeccionados com orientações sobre hábitos de vida saudável e atendimento multiprofissional. O objetivo é estimular comportamentos que visam prevenir o aparecimento de dores de cabeça.
O projeto foi desenvolvido junto ao médico docente e supervisor da Liga de Neurologia, Jeferson Santiago – Preceptor de Clínica Médica da Universidade de Marília.
O neurologista compõe corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês, também atua na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e coordena a equipe de neurologia clínica da Santa Casa de Marília.
De acordo com os participantes, o público alvo é composto por pacientes e equipe multiprofissional de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) de Marília e seus distritos.
Estão inclusos grupos de hipertensos, diabéticos, de ginástica da terceira idade, entre outros, além dos pacientes que se encontram na demanda diária de cada unidade.
“O principal objetivo do projeto desenvolvido pelos alunos é fortalecer o vínculo da saúde pública com a universidade para que a própria população tenha uma melhoria da qualidade de vida e receba maiores informações sobre esse assunto tão pertinente”, diz comunicado dos estudantes da Unimar.