Alunos da Famema programam ato para este sábado
Em nova assembleia realizada nesta semana, o Diretório Acadêmico Christiano Altenfelder (Daca) – que representa os estudantes da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) – decidiu agendar uma manifestação para este sábado (24) a partir das 17h30, em frente ao prédio estudantil, na avenida Monte Carmelo.
“Essa data foi escolhida porque ela é anterior às eleições (o que nos fornece maior poder de barganha) e porque ela coincide com o Erem (evento regional dos estudantes de Medicina) (…) Assim, muitos estudantes de Medicina do Brasil estarão aqui e participarão conosco da manifestação, o que vai nos dar muita visibilidade e força política”, aponta o Daca em postagem.
O Marília Notícia já havia noticiado a reivindicação de melhorias por parte dos alunos e a sinalização para uma paralisação na semana passada.
REUNIÃO EXPÕE CRISE
Documento divulgado à imprensa sobre uma reunião da Comissão do Internato, realizada nesta terça-feira (20), expõe alguns dos problemas citados pelos alunos, como a falta de docentes e dificuldade no ensino dentro do Hospital das Clínicas (HC).
“(…) inicia a reunião dizendo que estamos com problemas com a ginecologia. Diz que o dr.(…) pediu demissão, e que está havendo mutirão, e os docentes estão deixando os alunos sozinhos por conta disso”, diz trecho do documento. Por precaução, o MN preservou os nomes dos envolvidos.
Em outro trecho, é citada a dificuldade dentro do HC. “Diz que está havendo um desvio da função do profissional: (…) deveria estar com os alunos, mas está designado para cirurgia. Diz que o HC está prejudicando a Famema, estão impedindo o ensino dentro do hospital.”
“Enquanto a assistência ao aluno não volte, o sexto ano não vai voltar para o estágio”, finaliza o documento.
EXIGÊNCIAS DOS ALUNOS
- construção de quadro de funcionários;
- concursos públicos para docentes com possibilidade de carreira acadêmica;
- retorno das bolsas de monitoria;
- garantia da carga horária de cada matéria e grade curricular mínima;
- garantia de acesso aos estágios do internato com preceptores em todos os espaços e carga horária adequada;
- programas de residência com aulas, carga horária e prática adequadas, além de preceptores nos espaços de formação especializada;
- cadeiras básicas completas com acesso a laboratórios próximos ao prédio do Carmelo ou da Unidade de Educação;
- fim do assédio moral aos estudantes e residentes;
- inclusão de restaurante universitário e praça esportiva no campus;
- fim do teto de gastos.
OUTRO LADO
Em nota, a assessoria da Famema informa que realiza concursos públicos para a contratação e reposição de professores.
“Em 2021 foram contratados 30 professores temporários. Em 2022 foi autorizada a contratação de 75 professores (mestres e doutores). Os primeiros editais para a realização dos concursos públicos já foram abertos.
O repasse das bolsas de auxílio foi interrompido em 2019 devido à falta de amparo legal. Lei de bolsas para a Famema foi aprovada na Assembleia Legislativa e aguarda o decreto para regulamentação.
Alguns espaços da Famema e do HC/Famema são readequados para permitir as obras e reformas de ampliação do Hospital das Clínicas (HC).
A Diretoria da Famema reafirma que mantém o diálogo constante entre estudantes e a instituição, e que continua aberta para esclarecer questionamentos ou dúvidas e receber sugestões sobre as atividades acadêmicas na Faculdade de Medicina de Marília.”