Alunos da Emei Raio de Sol visitam o Bosque Municipal
No último dia 29 de julho, as crianças da Emei Raio de Sol visitaram o Bosque Municipal Rangel Pietraróia, em sequência ao aprendizado teórico sobre as tartarugas.
Através da parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Emei foi realizada uma aula prática com a equipe de Educação Ambiental, abordando o tema “Quelônios” com o Infantil 1-C.
A turma estava sob responsabilidade da professora Katia Alencar Marques e as professoras acompanhantes Patrícia e Cristina. No período da tarde, após a recepção das crianças e professoras, iniciou-se o trajeto até o viveiro onde estão os Jabutis e, durante a caminhada, houve um diálogo muito empolgante sobre o que haviam aprendido.
A aula foi ministrada por Danielle Bueno Costa, interlocutora suplente do Programa Município VerdeAzul, juntamente com a funcionária do Bosque Municipal Irenilda Meire Ribeiro, onde se apresentou o grupo dos Quelônios (tartarugas, jabutis e cágados).
Além de demonstrarem, através de desenhos, as principais diferenças entre cada espécie – que estão nas adaptações desenvolvidas para viverem em diferentes habitats, foi abordada também a diferença entre os animais domésticos e os animais silvestres. Para finalizar a aula, as crianças foram direcionadas próximas a outro viveiro para conhecerem os filhotes de Jabutis.
A funcionária do Bosque Municipal, Danielle Bueno Costa, destaca que ficou “impressionada com a inteligência dos alunos e com a facilidade de absorverem o que foi apresentado. A educação é uma grande aliada na transformação da sociedade e é através dela que poderemos mudar o cenário atual do mundo, onde vivemos um grande desequilíbrio ambiental. Tenho esperanças de que a sementinha plantada em cada uma delas germinará e futuramente nos dará bons frutos.”
O secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Argollo Haber, agradece “o empenho de nossa equipe de educadores, que acompanham com muita dedicação as visitas no bosque. Estamos à disposição das escolas e entidades para que venham ao Bosque e conheçam um pouco do que estamos fazendo em prol da educação ambiental de nossa cidade.”