Aluno do Água Viva passa em primeiro no vestibular da Famema
O aluno João Marcos Cardoso da Silva, que cursa o segundo ano do ensino médio do Colégio Água Viva, passou como primeiro colocado na modalidade treineiro do vestibular da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), um dos mais concorridos do Brasil.
“Nas questões optativas errei apenas uma”, disse o adolescente em entrevista ao Marília Notícia sobre a prova prestada no final do ano passado.
O rapaz afirma que ainda não tem certeza se, de fato, escolherá a medicina como sua profissão, mas o desempenho no vestibular o anima a estudar ainda mais.
“Também gosto de engenharia da informática, biologia”, conta. Outros vestibulares que ele pretende enfrentar (agora para valer) estão entre os mais concorridos do país, como o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), por exemplo.
O rapaz reconhece a importância do colégio onde estuda há oito anos para seu sucesso na prova em que prestou como treineiro. “Os professores são muito próximos de nós, isso é muito bom”, conta.
Estrutura e avaliações semanais
O professor de biologia Artur Antônio Andreata dá aula para João desde o 9º ano e confirma a importância da abertura dos professores com os adolescentes matriculados. O resultado é um ensino mais personalizado e próximo.
“O diferencial do colégio é essa proximidade. As turmas não são grandes, conseguimos esse contato. O João tem grande capacidade de assimilação, mas também é esforçado. Buscamos nos envolver com eles, com as famílias, não tratá-los como número”, detalha o biólogo.
Outro diferencial, de acordo com o diretor pedagógico Robson de Oliveira, é a realização de provas semanais, o que permite um melhor acompanhamento do aprendizado.
A aplicação de novas tecnologias e uma parceria com a Apple também tem um impacto bastante positivo no aprendizado.
Segundo Robson, outro fator que chama a atenção dos pais, é o ensino de redação como um dos pontos fortes do Colégio Água Viva. “A redação faz parte de um bloco que envolve gramática e literatura. O aluno escreve bem, lê bem. Precisa ter uma prática. Temos uma ótima equipe nessas frentes, geralmente nosso aluno não tem a necessidade de se matricular em um curso exclusivo de redação. O desempenho deles aqui é ótimo”.
Família próxima
Para a mãe de João Marcos, Sandra Estéfano Cardoso da Silva, o modelo utilizado pela escola e o contato com as famílias são elementos fundamentais para o desempenho do rapaz na desafiadora prova da Famema.
São realizados diálogos mensais com os pais para identificar as expectativas das famílias em relação aos alunos e escola. Os pais também podem acompanhar de modo online o desempenho dos filhos.
“O João teve muito apoio da escola. Ele tem muitas coisas que quer perguntar, e estão sempre prontos para responder. É uma relação muito aberta. Agradeço muito pelo colégio, pelo empenho dos professores”, diz Sandra.