Alto consumo provoca falta de água em Marília, diz Daem
O Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) reconheceu a ocorrência de falta de água em algumas regiões da cidade, como o distrito de Padre Nóbrega, que está há ao menos dois dias com as torneiras secas, segundo relatos de moradores.
“O Daem informa que a falta da água está ocorrendo por conta do grande excesso de consumo. Já foram tomadas providências e ainda hoje o abastecimento será normalizado”, diz nota oficial da autarquia emitida após questionamento feito pelo Marília Notícia.
“As últimas semanas têm sido de calor intenso na região. Combinado com o período de férias escolares, este fator está ocasionando picos de altíssimo consumo de água na cidade. Com isso, a situação de abastecimento está fora do normal”, completa o texto oficial.
O Daem também “alerta para os desperdícios e conscientização por parte da população”, com o objetivo de evitar agravamento nos casos de abastecimento.
Consulta ao nível dos reservatórios da autarquia no começo da tarde desta terça-feira (25) mostrou que o dispositivo de reservação, localizado no bairro Acapulco, zona Oeste, estava completamente vazio.
Já o reservatório do Distrito Industrial estava com 42% da capacidade, o que significa situação de alerta.
Outros nove reservatórios monitorados estavam com metade ou mais da capacidade preenchida, sendo que um deles estava com exatamente 50%, outro com 52% e um terceiro com 57%.
Nos horários de pico de consumo, como aos finais dos dias e começo das noites, quando os trabalhadores chegam em casa, a reservação tende a cair.