MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Política
ter. 24 jul. 2018

Aliado de Bolsonaro quer ‘ascensão à la Collor’ do deputado nas eleições

por Agência Estado

A ordem no quartel de Jair Bolsonaro (PSL-RJ) é seguir o líder. Um dos colaboradores de seu programa de governo, o produtor rural Frederico d’Avila reforça o discurso de que alianças partidárias não são assim tão importantes para a campanha do deputado, que ouviu um não do PR, outro não do nanico PRP e permanece sem vice em sua chapa.

“Bolsonaro não está isolado”, defende d’Avila, que se filiou recentemente ao partido de Bolsonaro e tentará se eleger deputado estadual em São Paulo

O aliado torce pela ascensão de Bolsonaro à “la Collor” – em referência ao ex-presidente Fernando Collor que se elegeu por um partido nanico em 1989 – , mas não vê risco de semelhante desfecho político para o deputado. Ele acredita que, uma vez eleito, Bolsonaro atrairá lideranças partidárias sem negociar cargos, ministérios ou benefícios. “Existe um negócio que se chama aderência de popularidade. Com a força do empuxo que ele chegar, o parlamento vai querer se aproximar dele”, explica. “É natural”.

“Com o PR, o que ele queria era o Magno Malta. No PRP, era o general Heleno. Nem agregaria tempo de TV, porque o PRP é ainda menor que o PSL”, afirma o produtor, que é diretor da Sociedade Rural Brasileira e vice-presidente da Aprosoja.

Segundo ele, “não há problema algum em lançar chapa puro-sangue” para a Presidência. O problema é que, até agora, nem essa composição está acertada. Terceira opção para a vice de Bolsonaro, a advogada Janaína Paschoal, uma das autoras do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, que se uniu aos quadros do PSL há dois meses, titubeou diante do convite, fez um discurso que não agradou os seguidores do deputado na convenção do partido e azedou os planos de parceria.

Para manter o ânimo em alta, d´Avila mira no precedente de Fernando Collor, que se elegeu presidente sendo de um partido inexpressivo, o Partido da Reconstrução Nacional (PRN) – que antes era Partido da Juventude (PJ) e hoje é Partido Trabalhista Cristão (PTC). O produtor lembra que ele enfrentou nomes de peso naquele ano e, mesmo assim, levou a eleição. Collor sofreu impeachment em 1992.

A ideia de Bolsonaro não era ir sozinho com seu pequeno partido. O deputado, que lidera as pesquisas de intenção de voto no cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso pela Lava Jato, esforçou-se para levar o PR, de Valdemar Costa Neto, para sua chapa, mas o partido migrou para a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) juntamente com outras siglas do chamado Centrão: DEM, PP, SD e PRB.

“Ninguém que quer esquema quer ir com o Bolsonaro. Quem quer loteamento do governo, boquinha, bocona, esse tipo de coisa aí, não vai querer fechar acordo com ele”, defende. D’Avila, que foi assessor especial de Alckmin no governo de São Paulo e militou ao lado do tucano por anos, diz que a aliança dessas siglas com o PSDB é “a maior prova de que ninguém quer mudar o status quo”. Segundo ele, Bolsonaro não está interessado em acerto prévio de cargos.

“O loteamento do governo entre sesmarias partidárias é a prova de que não existe nenhum compromisso com o interesse público e sim com os donos dos feudos políticos”, diz o produtor, que é irmão do coordenador de comunicação da pré-campanha de Alckmin, o cientista político Luiz Felipe d’Avila.

Frederico desertou do grupo de Alckmin em abril com críticas sobre a atuação e os posicionamentos do tucano. Para ele, o pré-candidato do PSDB é muito leniente com o MST e com “esquerdistas”. Já Bolsonaro é firme, diz. “O que ele quer dizer quando fala que só não vai fazer pacto com o diabo? É que não vai fazer acerto com a corrupção, com socialista e com comunista Esse é o diabo”, resume.

A ausência de tempo de TV – se não fechar coligações, Bolsonaro terá apenas alguns segundos no programa eleitoral obrigatório – ou de palanques regionais não abala o otimismo no novo aliado de Bolsonaro. “O mundo está farto do establishment. O povo não quer ver as mesmas caras batidas”, afirma.

Ele diz que as pessoas “estão sendo tocadas” pelo discurso e pelas ideias de Bolsonaro. Quais sejam: não é “vaselina”, passa longe do politicamente correto e tem posições firmes em relação à segurança e à corrupção. “Quem fala mal dele é porque ainda não o conhece”, diz.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
  • 2
    Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morte
  • 3
    Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
  • 4
    Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília

Escolhas do editor

Polícia
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráficoFilho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
POLÍTICA
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias ToffoliTradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
FLAGRANTE
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em MaríliaSino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
METEOROLOGIA
Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempoMarília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo
Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo

Últimas notícias

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3
“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie