INMet alerta para perigo de chuvas intensas em Marília
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMet) emitiu um alerta de perigo potencial de chuvas intensas em uma área entre São Paulo e Mato Grosso do Sul que engloba Marília e região. O aviso vale entre 13h desta quarta-feira (10) até a manhã de quinta-feira (11).
“Chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora”, diz o órgão federal.
O risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, no entanto, é baixo.
Ainda assim, as instruções são para que se evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada em caso de tempestades.
Se ocorrerem rajadas de vento, a orientação é de que a população não se abrigue debaixo de árvores “pois há leve risco de queda e descargas elétricas”. “Não estacione veículos próximos de torres de transmissão e placas de propaganda”.
Em caso de emergência mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (193).
IPMet
O Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), aponta 73% de chance de chuvas a partir das 15h. No fim do dia a probabilidade sobe para 86%.
Durante todo dia deve chover 12,5 milímetros em Marília, segundo a previsão dos radares localizados em Bauru e Presidente Prudente. Na quinta-feira (11) deve chover o dobro do volume e o tempo fica estável durante todo o final de semana.
“A presença de baixas pressões no interior do continente e a aproximação de uma frente fria, que é prevista para deslocar-se pelo oceano próximo ao litoral paulista no decorrer desta quinta-feira, manterão a condição de instabilidade sobre o estado de São Paulo”, diz o meteorologista Thiago Guerreiro Ferreira.
De acordo com ele, é isso que estará “ocasionando a formação de muita nebulosidade e ocorrências de chuvas com trovoadas isoladas, principalmente nos períodos da tarde e da noite”.