Alckmin reaparece em Marília para concessão da SP-333
Com atraso de dois anos e meio para a conclusão, as “melhorias” e duplicação do trecho da Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333) em Marília, serão retomadas pela nova concessionária em até 60 dias. As obras têm mais um ano para ficarem prontas.
A concessionária Entrevias assume a partir de quinta-feira (6) a gestão operacional, conservação e modernização de 271 quilômetros das rodovias SP-294, SP-333 e SP-266. A área abrange Marília, onde o governador Geraldo Alckmin (PSDB) esteve nesta quarta-feira (5) para assinatura da concessão.
De acordo com Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) a concessionária terá o prazo de 12 meses para concluir a obra que estava suspensa entre os quilômetros 314 e 323 da SP-333.
Questionado pelo Marília Notícia se o cancelamento do contrato com construtora que fazia o serviço e a paralisação da obra não seriam resultado de falta de planejamento, o chefe do Executivo estadual afirmou simplesmente que “não”.
“A empresa teve problema na execução, nós passamos para a concessionária e ela já começa. A partir da zero hora já começa toda a parte de manutenção, atendimento ao usuário, sondagens para verificar o estado da obra, preparação de canteiro [de obras]. Duplicação, marginais, passarelas, ciclovia, até julho [de 2018] têm que estar concluído”, respondeu Alckmin.
O novo prazo envolve especificamente a duplicação no trecho já citado, implantação de oito passarelas entre o quilômetro 319 e 329, implantação de dispositivo de acesso e retorno no quilômetro 336, marginais entre o 326 e o 331 e 14 quilômetros de ciclovias entre o 322 e o 336.
O investimento previsto inicialmente era de R$ 79,9 milhões. As obras começaram em novembro de 2013 com um prazo de 15 meses para conclusão, em fevereiro de 2015.
A informação oficial é de que 88,5% da obra estavam concluídos. Em outubro do ano passado, o DER (Departamento de Estradas e Rodagens) informava que conduzia processo de rescisão contratual com a empresa responsável pela execução dos serviços, “tendo em vista que a rodovia é objeto do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado”, concretizado agora.
Concessionária
Ao todo, a Entrevias prevê investimentos de mais de R$ 160 milhões no trechos que ficarão sob sua responsabilidade no primeiro ano de atuação.
De acordo com o Sérgio Santillan, presidente da empresa, a visita do governador foi marcada para verificação “de que a concessionária está pronta para começar”.
Passarão imediatamente a atender o trecho concedido: nove veículos operacionais, seis guinchos, oito ambulâncias, oito bases do Serviço de Atendimento ao Usuário e canal 24 horas de atendimento ao usuário (0800-3000-333).
Já foram contratados 70 funcionários pela Entrevias e a previsão é de 400 empregos diretos no primeiro ano.
Além da malha de 271 quilômetros de rodovias entre Florínea (no limite com Paraná) e Borborema ( na região central do Estado), a partir de março de 2018 a Entrevias assumirá o trecho de 299 quilômetros atualmente delegados a outra concessionária.
Na transição, está prevista a redução média de 19% nos valores de pedágio atualmente em operação naquele trecho. Em todas as praças deverá ser dado desconto de 5% na tarifa para os usuários que optarem pelo pagamento eletrônico.
Pedágios
No trecho que passa para administração da Entrevias e abrange Marília, serão quatro praças de pedágio previstas para entrarem em funcionamento em até um ano, após melhorias previstas no Programa Intensivo Inicial.
No município de Marília uma praça ficará no quilômetro 314 da SP-333 e não deverá separar a cidade da maioria dos seus distritos, como previsto inicialmente. A Fazenda do Estado não foi beneficiada com isso e deve sofrer as consequências.
O valor será de R$ 6,80. Os outros pedágios ficarão em Pongaí (R$ 6,70), Echaporã (R$ 4,80) e Florínea (R$ 7,10).
Existe a possibilidade prevista em contrato de adoção de tarifas flexíveis, com preços menores nos horários com menos tráfego, por exemplo.
Licitação
Os lotes da Entrevias são os primeiros da quarta etapa do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo. A Entrevias Concessionária de Rodovias S/A foi criada pelo fundo de investimentos Pátria Investimentos, grupo que apresentou melhor oferta na licitação em março.
O procedimento licitatório aconteceu na sede da B3, antiga BM&F Bovespa, e a empresa venceu o certame com a oferta de R$ 917 milhões – um ágio de 130% sobre o lance mínimo de R$ 397 milhões relativo à primeira parcela da outorga ou concessão.