Ainda sem duplicação, BR-153 tem aumento de tarifas de pedágio
As praças de pedágio da rodovia Transbrasiliana (BR-153) que passa por Marília “presentearam” os usuários nesta quarta-feira (25), dia de Natal, como reajuste em todas as suas tarifas.
O aumento foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), conforme prevê contrato de concessão com a Triunfo, e já estão em vigor.
A tarifa básica para automóveis, caminhonetes, furgões, ônibus e caminhões subiu de R$ 9,40 para R$ 9,60, com as variações de valor com base no número de eixos. As motos, motonetas e bicicletas motorizadas passaram a pagar de R$ 4,70 para R$ 4,80.
O pedágio da BR-153 mais próximo a Marília fica em área pertencente ao município de Vera Cruz, mas na saída para Ourinhos. Os demais da rodovia Transbrasiliana estão em José Bonifácio, Lins e Onda Verde.
RODOVIAS ESTADUAIS
Além da BR-153, Marília é atravessada por duas rodovias estaduais, ambas pedagiadas. Na Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), há praças próximas em Garça, no sentido a Bauru, e Oriente, rumo a Panorama.
Segundo a tabela de tarifas da concessionária Eixo, a tarifa básica em Garça é de R$ 10,60 (R$ 10,07, na cobrança automática) e de R$ 10,80 (R$ 10,26), em Oriente. O último reajuste ocorreu em 3 de junho.
Na SP-333, os valores também variam nas duas praças de pedágio, onde a própria rodovia recebe nomes diferentes. Em Echaporã, na Rachid Rayes, a tarifa básica é de R$ 7,70 (R$ 7,31) para carros; R$ 3,90 (R$ 3,70) motos; e a partir de R$ 15,50 (R$ 14,72) dois eixos.
Em Marília, na Dona Leonor Mendes de Barros, antes do trevo com a BR-153, os valores são R$ 12,20 (R$ 11,59), para carros; R$ 6,10 (5,79) motos e a partir de R$ 24,30 (R$ 23,08) dois eixos. O trecho é administrado pela concessionária Entrevias.
SEM DUPLICAÇÃO
Embora tenha tarifas com valores médios aos praticados em Marília e região, a rodovia Transbrasiliana é a que tem apresentado pior manutenção de suas vias, segundo avaliação dos próprios usuários.
Uma das principais críticas é a falta de duplicação do trecho próximo a Marília, seja na direção a Lins ou a Ourinhos. Procurada pelo Marília Notícia, a Triunfo não confirmou a obra em seu pedido de antecipação de renovação do contrato.
A empresa é responsável pelo trecho federal desde 2008. A concessão da Entrevias, por exemplo, é de 2017. Em quatro anos, a empresa já duplicou o trecho inteiro entre Marília e Assis e ainda até próximo à Marechal Rondon (SP-300).
A Eixo, por sua vez, iniciou sua concessão em 2020. Em agosto de 2024, a empresa concluiu duplicação de 19 quilômetros entre Marília e Oriente, e resolveu gargalo de tráfego de novos bairros no distrito de Padre Nóbrega, na zona norte.