AIDS: Saúde divulga balanço da campanha “Fique Sabendo”
A Secretaria Municipal da Saúde – por meio da coordenação do programa municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais – divulgou nesta segunda-feira (22), o balanço da campanha “Fique Sabendo”, promovida entre os dias 24 de novembro e 5 de dezembro.
No total, foram realizados: 289 testes de sífilis (07 casos confirmados); e 289 testes HIV (com 01 caso confirmado – que o paciente já sabia e fazia tratamento pelo Ambulatório Mário Covas, mas abandonou o acompanhamento médico). Participaram dos testes 152 mulheres e 137 homens.
“A campanha teve um resultado bastante positivo. Em seu 7º ano, houve um aumento de 64% de participação em relação ao ano de 2013. Os casos confirmados de sífilis e HIV foram orientados a procurarem o SAE (Serviço de Assistência Especializada) para o acompanhamento e tratamento”, diz Alzira Barboza de Souza Meleiro, enfermeira responsável pelo programa municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais.
A campanha “Fique Sabendo” contou com intensa programação de conscientização e debate sobre as doenças sexualmente transmissíveis/AIDS e hepatites virais. “A campanha é uma mobilização mundial, elaborada para atender os casos mais vulneráveis, de pessoas que procuram o atendimento médico com o diagnóstico da doença, o que é um problema, já que quanto mais rápido o conhecimento da presença do vírus HIV no organismo, melhor o combate à AIDS”, acrescenta Alzira Meleiro.
“É importante que a população conheça os serviços que estão à disposição e que podem ser fundamentais na prevenção de doenças como a AIDS. O SAE conta com o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) voltado para a pessoa que passou por uma situação de risco e que pode fazer seu exame de segunda-feira à sexta-feira, das 07 horas às 18 horas”, conclui Meleiro.
O SAE está localizado na Rua 7 de setembro nº 716. Mais informações pelos telefones: (14) 3417-3826 ou 3451 2939.