Água da chuva invade UBS Cascata mais uma vez
Um vídeo gravado na manhã desta sexta-feira (14) na UBS (Unidade Básica de Saúde) Cascata mostra a água da chuva invadindo o prédio mais uma vez. O líquido escorre pelas paredes e pelo chão, além cair pelo teto e pelas lâmpadas.
A situação não é novidade no imóvel localizado na rua 9 de julho. Em outubro de 2015 funcionários denunciaram a situação precária da estrutura e, durante um período de chuvas, parte do teto chegou a desabar.
Com o quadro, a água da chuva invadiu o prédio e impediu atendimentos. Na época, funcionários reclamavam das infiltrações e mofo no local.
Em dezembro no ano passado, o MP (Ministério Público), por meio do Promotor de Justiça de defesa do consumidor, José Alfredo de Araújo Sant’Ana, ajuizou uma ação civil pública contra a Prefeitura em decorrência de uma série de irregularidades nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.
Segundo apurou o órgão público, o CREMESP (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) realizou vistorias nas UBS e elaborou relatórios apresentando várias irregularidades.
Para o MP, em declaração na época, o dever do Estado é fornecer assistência à saúde em unidades de saúde adequadas.
“Ao negligenciar a obrigação de fornecer serviços de saúde adequados àqueles que deles necessitam, pondo em perigo, por vezes, a vida dos cidadãos, o Município, no caso, está incorrendo em conduta ilícita, violando todo o arcabouço de normas relativas ao direito à saúde”, disse o promotor na ocasião.
OUTRO LADO
A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Prefeitura que informou em nota: “A Secretaria Municipal de Saúde informa que o atendimento foi mantido nesta sexta-feira. O setor técnico atualmente vem estudando a identificação de um imóvel que contemple todas às exigências estruturais de atendimento à população e ampare todos os processos de trabalho da equipe para providenciar a mudança de endereço da referida unidade básica de saúde.”