Agentes se formam em curso técnico e Danilo destaca ganhos à saúde e à população

Agentes comunitários de saúde e de controle de endemias de Marília participaram, nesta semana, da formatura do curso técnico “Mais Saúde com Agente”, promovido pelo Ministério da Saúde. A iniciativa tem como objetivo a qualificação profissional e o fortalecimento da integração entre a Atenção Básica e a Vigilância em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
O presidente da Câmara Municipal, vereador Danilo Bigeschi (PSDB), esteve presente na solenidade e destacou o impacto positivo da formação não apenas para os profissionais, mas também para a população. Ao todo, 370 agentes que concluíram o curso receberam seus certificados em cerimônia realizada no Teatro Municipal.
“É um dia muito especial, e estou extremamente feliz. Agradeço ao prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) pelo apoio a esta categoria profissional e à equipe da Saúde, comandada pela secretária Paloma Libanio. Trata-se de uma luta antiga por qualificação e aprimoramento, encabeçada pelo sindicato, que agora se torna realidade. Vocês fazem parte da minha trajetória e passamos por muitas dificuldades juntos, mas este é o momento de colher os frutos de todo o esforço e da dedicação no atendimento que já realizam com excelência. Esses certificados não são apenas um pedaço de papel, mas um símbolo de toda a luta de vocês”, afirmou o presidente do Legislativo.

Danilo da Saúde também ressaltou o papel do Sindiemprol, sindicato que representa os agentes, na conquista de direitos, como a capacitação técnica. “Houve diversas conquistas relevantes, como o piso salarial, a insalubridade, o prêmio incentivo e, mais recentemente, avanços para a obtenção da aposentadoria especial. É uma luta digna e valiosa pela valorização desses profissionais, que se reflete diretamente na saúde pública e nos serviços oferecidos à população. Parabéns ao Paulo e ao Irineu, que sempre defenderam os interesses da categoria”, declarou.
O vice-presidente do Sindiemprol, Irineu Gomes dos Santos, destacou que os agentes comunitários de saúde e de endemias atuam como elo entre a comunidade e os serviços de saúde. “Eles desempenham muito mais do que uma função técnica; exercem uma função social essencial para a saúde pública, de orientação, proteção, prevenção e construção de um ambiente mais seguro e saudável para todos. Esse certificado representa sonhos não abandonados e o início de uma nova caminhada”, afirmou.
Já o presidente estadual do sindicato, Paulo Lopes, enfatizou que a certificação simboliza uma luta de 22 anos pela formação em nível técnico. “Trabalhamos incansavelmente para que os agentes tenham o reconhecimento como técnicos. O certificado emitido hoje pelo Ministério da Saúde representa 22 anos de luta e ainda abre a possibilidade de eles receberem três salários mínimos nacionais. Um projeto de lei em tramitação garante esse ganho àqueles que concluíram o curso técnico. A proposta já passou pelas comissões e aguarda votação na Câmara Federal e no Senado. Acreditamos que ainda este ano ela entre na pauta, e a luta continua. Agradeço, em especial, ao Danilo, que sempre abraçou nossas pautas, colaborou com o trabalho do sindicato e luta incansavelmente para que os direitos dos agentes sejam respeitados”, disse.

A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, afirmou acreditar profundamente no SUS e nas pessoas que o constroem diariamente. Ela destacou o esforço e a dedicação dos agentes para a conclusão da formação técnica, que reforça um compromisso já existente. “Ser agente é escolher estar onde ninguém mais está, conhecer as famílias, construir vínculos e levar prevenção e cuidado. Parabéns pelo esforço e dedicação para concluir esse curso, por acreditarem no SUS e por escolherem cuidar de gente”, declarou.
Durante a solenidade, o vice-prefeito Rogério Alexandre da Graça (PP), que representou o prefeito, assinou a autorização para o pagamento do 14º salário aos agentes comunitários de saúde e de controle de endemias que atenderem aos critérios estabelecidos pela Emenda Constitucional nº 120/22. O pagamento está previsto para o próximo dia 27.
“Recebam esse certificado com carinho e reconhecimento pelo excelente trabalho que desenvolvem. Essa qualificação, em parceria com o Ministério da Saúde, é muito importante para Marília, e podem ter certeza de que nosso governo cuidará de cada servidor. Aproveito para destacar a atuação do presidente da Câmara, Danilo da Saúde, que realiza um excelente trabalho à frente do Legislativo e sempre lutou pelos agentes”, afirmou o vice-prefeito.