Agendamento é aberto nesta sexta para três novos grupos
Serão abertas nesta sexta-feira (11), às 13h, através do link no site da Prefeitura de Marília, as inscrições para um mutirão para a aplicação de 3,6 mil vacinas contra a Covid-19. Os públicos-alvo são pessoas de 55 anos ou mais, sem comorbidades.
Na mesma data, também serão vacinados os professores universitários e (em locais diferentes) professores da Educação Básica que estão na ativa.
A vacinação da população geral – na faixa etária especificada – acontece no sábado (12), das 8h às 17h, no ginásio de esportes da Universidade de Marília (Unimar). Serão administrados imunizantes da fabricante AstraZeneca/Fiocruz – primeira dose.
Para os professores universitários da ativa, o horário [da aplicação] será diferente: a partir das 17h, também no Ginásio da Unimar. A comprovação será por meio de holerite atualizado.
Já os profissionais da Educação Básica que estão na ativa serão vacinados na Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (Faip), localizada à rua Marcos Bortion, 17, na zona Norte da cidade.
O horário será da das 8h às 17h e contempla, além de professores, funcionários das escolas públicas e privadas do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental e ensino médio). A vacina aplicada será a produzida pela farmacêutica Pfizer.
Para esse grupo, será necessária uma comprovação por meio de holerite atualizado ou da apresentação de QR Code obtido no site https://vacinaja.educacao.sp.gov.br/.
O documento é emitido pelo Estado exclusivamente e possui o código que evita fraudes. A obtenção do código não desobriga o profissional da Educação Básica do agendamento.
AGENDAMENTOS
Para os moradores de Marília com 55 anos ou mais, sem comorbidades, o agendamento será através do link: servicos.marilia.sp.gov.br/unimar, às 13h, nesta sexta-feira (11).
Os professores universitários também devem acessar o link: servicos.marilia.sp.gov.br/unimar, mas a partir das 18h, nesta sexta-feira (11).
Já os profissionais da Educação Básica da ativa devem acessar o link: servicos.marilia.sp.gov.br/faip, também nesta sexta (11), a partir das 18h.
Com essa medida, segundo o prefeito Daniel Alonso (PSDB), Marília se antecipa ao calendário do Estado, que prevê a vacinação para essa faixa etária no período entre 16 de junho e 8 de julho.
“Desde o início da pandemia, Marília sempre saiu na frente nas ações de combate à Covid-19 e, com o início a vacinação, não é diferente. A nossa cidade é uma das que mais vacina no Estado e no país, e temos que parabenizar os profissionais de saúde pela organização”, destaca Daniel.
O secretário municipal da Saúde, Cassio Luiz Pinto Júnior, pede tranquilidade às pessoas que, porventura, não conseguirem o agendamento para este sábado.
“Teremos 3,6 mil doses para a ação deste sábado (12), mas as pessoas que não conseguirem agendar nesta sexta devem manter a calma, pois novas ações serão realizadas para essa faixa etária assim que as novas doses de vacina forem chegando à cidade”, garante.
No dia da vacinação será obrigatória a apresentação de um documento com foto e do comprovante de agendamento de horário (impresso ou pelo celular). Não será permitida a entrada de crianças no local de vacinação.
É importante lembrar ainda que as pessoas que receberam a vacina contra o Influenza com menos de 14 dias, tiveram Covid ou Dengue com até 28 dias, não podem receber a vacina contra a Covid-19, sendo que devem aguardar o prazo necessário para a vacinação.