Bancos em Marília são notificados por filas nas ruas
O Procon de Marília está notificando agências bancárias da cidade por prestação de serviço inadequado aos clientes após o registro de longas filas de espera saindo para fora dos prédios das instituições financeiras nos últimos dias, inclusive com idosos no sol e aglomeração de pessoas.
A intervenção tem base no artigo 20 do Código de Defesa do Consumidor e as empresas terão prazo para se manifestar antes da aplicação de eventual multa. Elas terão de explicar a situação e quais medidas estão tomando para resolver o problema.
“São impróprios os serviços que se mostrem inadequados para os fins que razoavelmente deles se esperam, bem como aqueles que não atendam as normas regulamentares de prestabilidade”, diz o artigo invocado.
Um cidadão identificado como Allan Henrique protestou nas redes sociais contra as filas na agência da Caixa Econômica Federal da avenida das Indústrias, na região central, nesta quarta-feira (6).
“Péssimo atendimento a todas as pessoas que vêm em busca da Caixa Econômica Federal no Centro da cidade de Marília. Dizem que todos os dias é assim, e colocam a culpa na crise da pandemia”, afirmou.
”Agora tudo é pandemia. Se o povo precisa de atendimento, aumenta o número de funcionários para atender”, reivindicou Allan. “Hoje fiquei mais de uma hora na fila com muita gente debaixo do sol quente e depois começou a chover e todo mundo lá fora se molhando”.
O problema não se restringe a Caixa, segundo apurou a reportagem. Na manhã desta quinta-feira (7) a agência do Banco Mercantil na rua 9 de Julho estava virando a 15 de novembro, alcançando pelo menos a metade do quarteirão.
Segundo o diretor do Procon em Marília, Guilherme Moraes, a situação é irregular. “Consumidor na calçada, no tempo. O banco também tem que colaborar com as regras de distanciamento, distribuir álcool em gel. O que se vê é um total desrespeito ao consumidor”, apontou.
Outro lado
A reportagem questionou a assessoria de imprensa das instituições bancárias citadas nesta matéria sobre a situação irregular.
Por meio de nota o Mercantil informou que “investe constantemente na qualidade do atendimento, mas esclarece que eventualmente podem ocorrer picos de movimento – principalmente em dias de pagamento de benefícios – que podem alterar o padrão de qualidade”.
“Além disso, em virtude da pandemia da Covid-19, tem sido necessário seguir o protocolo de distanciamento entre os clientes, conforme exigido pela Organização Mundial da Saúde, o que gera filas visualmente mais longas”, segue o texto.
“Para evitar esses inconvenientes, o banco orienta que os beneficiários consultem o dia específico do pagamento por meio do site www.mercantildobrasil.com.br, no recibo de saque ou no calendário afixado nas agências. Mantém, ainda, diversos canais de atendimento que podem solucionar determinadas demandas do cliente sem necessidade de deslocamento até uma agência”, diz a nota.
A Caixa ainda não se manifestou oficialmente. O espaço está aberto para manifestação.