Aeroporto de Marília é um dos mais movimentados do interior
O aeroporto estadual Frank Miloye Milenkovich, localizado em Marília, é um dos mais movimentados do interior do Estado de São Paulo, por receber mais passageiros do que aqueles localizados em cidades de porte maior, como o de Sorocaba ou Franca, por exemplo.
Segundo as informações mais recentes disponibilizadas pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), o aeroporto de Marília foi o sexto colocado no número de embarques e desembarques de passageiros em 2019.
Os números de 2020 ainda não foram divulgados, mas podem ter sofrido impacto em decorrência da pandemia. Contudo, no ano anterior, passaram 73,8 mil passageiros pelo Frank Miloye Milenkovich, com a aterrissagem e decolagem de 7,2 mil aeronaves.
No quesito passageiros, entre os aeroportos comerciais geridos pelo Daesp – o que exclui aqueles localizados na capital paulista e em Campinas, por exemplo – Marília só ficou atrás de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Bauru e Araçatuba.
O levantamento foi feito pelo Marília Notícia em decorrência da abertura do processo de concessão de 22 aeroportos estaduais, o que inclui o que está localizado no município e foi inaugurado em 1938 – segundo sites especializados.
Importante lembrar que o aeroporto estadual Frank Miloye Milenkovich foi fundamental para o surgimento da TAM Linhas Áreas, empresa que já se chamou Transportes Aéreos Marília e hoje recebe a denominação Latam, após fusões internacionais.
A concessão prevê investimentos no aeroporto de Marília, como um novo terminal de passageiros e modernização nos equipamentos de navegação aérea.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
O aeroporto de Marília fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 2.100, na zona Leste, e conta com um terminal de passageiros com 572 metros quadrados, com ventilação mecânica, segundo o Daesp. Já a sala de embarque é climatizada.
Hoje a empresa Azul é a única que opera na cidade com destino e chegada de Campinas. O avião vindo daquela cidade pousa diariamente às 14h45 e parte para lá às 15h20.
O Frank Miloye Milenkovich está preparado para receber aeronaves 24 horas por dia. Outras atividades comerciais desempenhadas ali dentro são aeroclube, hangar e abastecimento de combustível.
A pista, de asfalto, tem 1,7 metros de comprimento por 35 metros de largura. Existem dispositivos de segurança como sinais de eixo de pista, biruta, luzes de táxi, sinais de cabeceira de pista, sinais indicadores de pista, sinais de guia de táxi, farol rotativo, luzes de pista, luzes de obstáculos, luzes de cabeceira e iluminação de pátio.
Veja alguns investimentos que o aeroporto de Marília deve receber com a concessão:
- Adequações de infraestrutura necessárias para que o aeroporto esteja habilitado a operar, no mínimo, em regras de voo visual, sem restrição, noturno e diurno, aeronaves Código de Referência 3C;
- adequações da faixa da pista de pouso e decolagem contendo uma pista de aproximação de não-precisão, e deve se estender lateralmente ao eixo da pista a uma distância, em cada lado do eixo da pista e do seu prolongamento ao longo de todo comprimento da faixa de pista de, no mínimo, 75m;
- implantação de áreas de segurança de fim de pista nos termos do RBAC 154 vigente, nas cabeceiras das pistas de pouso e decolagem a partir do final da faixa de pista a uma distância de, no mínimo 90m;
- adequações no pavimento do acostamento da pista de táxi B para eliminar a irregularidade do pavimento da pista de táxi com o pavimento do acostamento;
- sistema visual indicador de rampa de aproximação na cabeceira de pista de pousos e decolagens principal, para manutenção das operações regulares;
- sistema de, pelo menos, nove sinalizações verticais iluminadas conforme exigências regulamentares da ANAC RBAC 154.307.