Aeronave com marilienses faz pouso forçado na região
Uma aeronave monomotor, modelo F33A, precisou fazer um pouso forçado em uma fazenda localizada próximo à vicinal Prefeito Anibal Haman e a três quilômetros das Penitenciárias I e II, em Pirajuí (84 quilômetros de Marília). No avião estavam o piloto e os passageiros Valéria Cristina Guelfi Pinto, 46 anos, e seu filho Fábio Miller Guelfi Pinto, 27 anos.
Segundo a assessoria de imprensa da Força Aérea Brasileira, o fato aconteceu na manhã desta quarta-feira (27), por volta das 6h50. O avião, de matrícula PT-JRY, saiu de Marília e tinha como destino a cidade de Franca.
Por motivos a serem apurados, a aeronave teria tido um problema no trem de pouso e arrastou o ‘bico’ pelas curvas de nível em uma área que estava sendo preparada para plantio de amendoim. Ao lado, há outras plantações como de seringueira e eucaliptos que, se a aeronave tivesse feito o pouso nelas, causaria ferimentos mais graves nas vítimas.
Após o incidente, mãe e filho foram socorridos pela caseira da fazenda, Florelinda Casali de Assis, de 49 anos, e encaminhados para a Santa Casa de Pirajuí com ferimentos leves. Em seguida, as vítimas foram liberadas. Já o piloto, segundo a caseira, teria pego carona com um motociclista e deixou o local onde a aeronave fez o pouso.
A Polícia Científica foi acionada para isolar a área e as causas do pouso forçado será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Homologação
A assessoria de imprensa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que, segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave está com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade(CA) válidos. O avião é certificado e registrado pela ANAC, e é de caráter privado. Não trata-se de uma aeronave experimental, portanto, não tem suas operações limitadas.
Veja as imagens: