Adolescente morre em acidente provocado por menor na região
Em meio à dor da perda, familiares de um adolescente de 15 anos – vítima de um acidente de trânsito em Garça (distante 34 quilômetros de Marília) – decidiram pela doação dos órgãos, um gesto que poderá salvar várias vidas.
Luiz Guilherme Pereira Santos teve morte encefálica confirmada na quarta-feira (23), vítima de acidente de trânsito provocado por outro adolescente na direção de um veículo.
Segundo informações da Polícia Civil de Garça, ele sofreu o acidente na estrada rural que liga a rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) ao antigo clube de campo do ‘Banespa’.
O acidente com um utilitário Fiorino teria envolvido ainda outros dois adolescentes – incluindo o que conduzia o veículo. A polícia de Garça investiga o caso. A suspeita é Luiz Guilherme e outro menor estavam em cima do baú do furgão, que capotou.
Guilherme teve traumatismo craniano e foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Garça, mas precisou ser transferido para o Hospital das Clínicas de Marília, devido à gravidade da lesão, mas não resistiu. Um outro menor teve apenas ferimentos leves.
Na tarde de quinta-feira (25), a equipe da Organização de Procura de Órgãos fazia os preparativos logísticos para as cirurgias, tanto para doação dos órgãos do adolescente, quanto para a recepção.
Guilherme morava com os pais no bairro Frei Aurélio, em Garça. Nas redes sociais, amigos lamentaram a morte do rapaz. Uma série de publicações encorajaram e elogiaram a atitude da família de fazer a doação.
Doação
O site pediu detalhes relacionados à doação de órgãos do rapaz, mas em nota a resposta foi que “o Núcleo de Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HC/Famema – informa que todas as informações referentes ao ocorrido foram prestadas à família, respeitando o sigilo médico, do prontuário e o direito à informação da família”.