Adolescente de Marília morre de dengue hemorrágica em hospital de Jaú
A adolescente mariliense Rute Jonas dos Santos Silva, que completaria 15 anos de idade na próxima segunda-feira (5), faleceu nesta sexta-feira (2) em decorrência de dengue hemorrágica. Ela estava internada na Santa Casa de Jaú e não resistiu aos sintomas da doença.
Segundo apurado pelo Marília Notícia, Rute era aluna da escola estadual Nasib Cury, localizada no Jardim Teotônio Vilela, zona sul da cidade, e tinha uma irmã gêmea. A menina estava de férias em Bariri, quando contraiu a dengue nos últimos dias.
“Ela estava no último ano do Ensino Fundamental e a família é bem humilde. Como em Bariri não tinha vaga no hospital, Rute foi transferida para Jaú. Os familiares não têm condições de arcar com o transporte do corpo para Marília, mas arrecadamos recursos entre os funcionários da escola para ajudar. Lamentamos muito”, relatou a funcionária pública Creuza Souza.
A cerimônia de despedida tem início a partir das 18h na sala 2 do Velório Municipal. O sepultamento do corpo da adolescente está marcado para as 9h30, no cemitério de Padre Nóbrega.
Os sintomas da dengue hemorrágica são febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, dor ao redor dos olhos, sangramento nas gengivas ou nariz, sangue nas fezes e dores musculares e nas articulações.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o paciente pode entrar na chamada fase crítica da doença depois de três a sete dias do início dos sintomas, quando a febre começa a baixar.
Em caso de sintomas da dengue, o paciente deve procurar uma unidade de saúde mais próxima ou um pronto-atendimento imediatamente.