Adiamento sucessivo de cirurgia de vesícula em paciente idosa no HC gera denúncia

Familiares de uma mulher de 68 anos estão revoltados com sucessivos adiamentos de uma cirurgia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HCFamema). Segundo o relato, o caso foi classificado como emergência por envolver inflamação da vesícula, mas o procedimento segue sem ser realizado.
A filha da idosa procurou a reportagem e informou que a mãe foi internada com quadro grave de inflamação na vesícula. De acordo com ela, médicos teriam comunicado que a situação exigia cirurgia de emergência.
No entanto, conforme a denúncia, o procedimento vem sendo adiado repetidas vezes, mesmo após a paciente passar por longos períodos de jejum.
“Não suporto mais ver a minha mãe sofrendo assim. Ela está internada e em jejum, mais uma vez, e estão adiando a cirurgia. Ela ficou 16 horas sem comer, com uma assistência que deixa muito a desejar, ansiosa pela cirurgia que está sendo cancelada novamente”, reclamou a auxiliar de escritório de 38 anos, filha da paciente.
Ainda segundo a família, no domingo (11), após dias de uma rotina considerada angustiante, uma médica teria informado que o procedimento não seria realizado e que a paciente receberia alta hospitalar.
“O mais incrível é que, mesmo após a liberação da médica, ficamos aguardando a formalização da alta desde as 9h até o meio da tarde, sem retorno nenhum”, afirmou.
No boletim de ocorrência, a família relatou que situações semelhantes supostamente estariam ocorrendo com outros pacientes internados, incluindo idosos e uma adolescente de 15 anos. “Cirurgias que eles mesmos dizem ser de urgência estão sendo adiadas. Nessa situação, as pessoas claramente estão em risco”, considerou a auxiliar de escritório ao MN.
O caso não tem, por ora, natureza criminal, mas foi registrado na Central de Polícia Judiciária (CPJ) e será analisado por um delegado da Polícia Civil.
A reportagem do MN entrou em contato com o Hospital das Clínicas de Marília e aguarda posicionamento da instituição. Caso haja retorno, o texto será atualizado.