Acusados de matar credor, irmãos foram presos na empresa da família em Marília

Os irmãos Marcos Alves da Costa e Marcelo Alves da Costa foram presos pela Polícia Civil na manhã deste sábado (17), em Marília, suspeitos de envolvimento no homicídio de Rafael Francisco Alves Ferreira.
O crime ocorreu na sexta-feira (16) e, segundo a investigação da polícia, teria sido motivado pela cobrança de uma dívida relacionada à prática de agiotagem. A vítima teria sido morta em Marília, colocada dentro do próprio automóvel, que foi incendiado com o corpo em Pompeia.
A prisão ocorreu na empresa da família, uma fábrica de trailers localizada no Jardim Aquarius, zona oeste da cidade.

Após a prisão, os irmãos foram encaminhados à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Marília, onde permanecem na carceragem da Polícia Civil. Eles passaram por exame de corpo de delito, que não constatou ferimentos.
Os suspeitos devem passar a noite detidos em Marília e serão apresentados em audiência de custódia neste domingo (18). A hipótese é de que, após a decisão judicial, sejam encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Álvaro de Carvalho.
De acordo com a Delegacia de Investigações Gerais (DIG), há fortes indícios de que a vítima atuava com empréstimos de dinheiro a juros excessivos e mantinha vínculo financeiro com os investigados.
Ainda conforme a polícia, apesar de pagamentos realizados de forma reiterada ao longo do tempo — inclusive com a transferência de imóveis e veículos —, o valor da dívida apresentava crescimento contínuo, tornando-se inviável de ser quitado.
Segundo a Polícia Civil, Rafael teria ido novamente ao estabelecimento comercial dos devedores, uma oficina localizada no Jardim Aquarius, zona oeste de Marília. No local, ele teria passado a agredir fisicamente um dos envolvidos.

Durante o episódio, ainda conforme a investigação, a vítima teria demonstrado a intenção de levá-lo à força para outro local, possivelmente para constrangimento ou intimidação, hipótese que segue em apuração.
Segundo a polícia, essa suspeita é reforçada por elementos colhidos durante a investigação, entre eles o fato de o veículo da vítima estar estacionado em frente à oficina com o porta-malas aberto, além da tentativa de arrastar o homem agredido para fora do imóvel.
Diante da situação, o irmão da pessoa que estava sendo agredida interveio. Segundo a Polícia Civil, ele se apoderou de um martelo e atingiu Rafael, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Após o homicídio, os envolvidos colocaram o corpo da vítima no interior do próprio veículo, acomodando-o no banco traseiro e envolvendo-o em papelões. Em seguida, seguiram até Pompeia por uma estrada de terra com acesso pela cidade de Oriente.
No local, utilizaram um galão de gasolina para incendiar o automóvel, numa tentativa de ocultar o cadáver e eliminar vestígios do crime.

A investigação também apontou que, antes de seguirem para Pompeia, os autores subtraíram objetos que estavam em posse da vítima, aparentemente joias. Os bens foram localizados e apreendidos na residência dos investigados, sendo recuperados e incorporados aos autos do inquérito.
A identificação oficial da vítima foi confirmada após exames realizados pelo Instituto Médico Legal (IML), que atestaram tratar-se de Rafael Francisco Alves Ferreira.
Segundo a Polícia Civil, as investigações prosseguem para o completo esclarecimento do caso, com análise técnica das provas, oitiva de testemunhas e adoção das providências legais cabíveis para a responsabilização dos envolvidos. Os suspeitos devem ser encaminhados para uma unidade prisional da região.
