Acordo libera funcionários do comércio para ver o Brasil na Copa
O comércio de Marília já definiu os horários de funcionamento durante o período dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar. Dependendo do horário da partida, os funcionários serão liberados uma hora antes e retornarão uma hora depois, ou então serão liberados uma hora antes e voltarão ao trabalho apenas no dia seguinte.
Segundo a convenção coletiva de trabalho, em comum acordo entre o Sindicato dos Empregados no Comércio de Marília (Sincomerciários), representado pelo presidente Mário Aparecido Herrera, e o Sindicato do Comércio Varejista de Marília (Sincomércio), que tem como presidente Pedro Pavão, todo o comércio da cidade, exceto supermercados e shoppings, devem seguir os horários especiais de funcionamento durante as partidas.
Para os jogos realizados nos horários das 12h e 13h, as empresas fecharão uma hora antes e retornarão uma hora depois. É o caso do jogo entre Brasil e Suíça, marcado para 13h, na segunda-feira do dia 28 de novembro. Neste caso, os funcionários do comércio serão liberados às 12h, retornando às 16h ao trabalho.
O Brasil ainda enfrentará a Sérvia, na quinta-feira do dia 24 de novembro, e Camarões, na sexta-feira do dia 2 de dezembro. Ambos os jogos estão marcados para 16h. Conforme acordo coletivo, os funcionários do comércio serão liberados às 15h e não precisarão retornar ao trabalho no mesmo dia.
Para as lojas estabelecidas em shoppings, os funcionários serão liberados uma hora antes e retornarão uma hora depois, independente do horário de início da partida do Brasil.
O acordo coletivo também destaca que o comércio ficará aberto durante a Black Friday, no dia 25 de novembro, das 9h às 22h, e no dia 26 de novembro, das 9h às 17h. As horas não trabalhadas nos dias de jogos da Seleção Brasileira poderão ser compensadas durante os dois dias de abertura da Black Friday.
A convenção coletiva de trabalho foi finalizada no dia 31 de outubro, sendo assinado pelos presidentes das duas categorias.