Acim é reconhecida em congresso pela presença feminina nas diretorias
A Associação Comercial e de Inovação de Marília (Acim) conquistou reconhecimento e se tornou uma referência pela presença feminina em suas diretorias, durante o 21º Congresso Estadual da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), sediado em Águas de Lindóia. O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (Cmec) da Acim de Marília foi considerado um dos “case” de sucesso, devido à atividade que desenvolve e o envolvimento na diretoria da entidade.
A nova gestão da Acim, que iniciou suas atividades neste ano sob o comando do presidente Carlos Francisco Bitencourt Jorge, é apontado por demonstrar grande conscientização sobre o papel das mulheres na sociedade, ao priorizar e incentivar a participação das mulheres nos grupos diretores.
Ao Marília Notícia, o presidente da Acim agradeceu o reconhecimento no Congresso Estadual da Facesp, que reuniu mais de mil pessoas, de aproximadamente 300 associações comerciais paulistas.
Bitencourt Jorge fez questão de destacar o lugar de destaque das mulheres.
“Dos oito diretores executivos que temos, três são mulheres. Não foi surpresa, pois, nosso grupo de mulheres empreendedoras é bem ativo e tem uma participação positiva na entidade”, ressaltou o dirigente.
O presidente da Acim salientou que o Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura é uma iniciativa fundamental e colabora com as associações comerciais para debater e incentivar temas que impactam diretamente o empreendedorismo feminino no Brasil.
Bitencourt Jorge fez questão de lembrar das presenças de Fernanda Mesquita Serva como 2ª vice-presidente e de Valeria Cristina Tamião, como 3ª vice-presidente. Além delas, Ilma Maria Aires de Lucena é a 2ª tesoureira e Simone da Silva Souza, do Departamento de Inovação . A Acim conta ainda com seis mulheres no Conselho Consultivo e outras duas no Conselho Fiscal.
De acordo com a atual coordenadora do Cmec da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Miquelle Cardoso, o grupo é bem focado, tem uma programação intensa e faz um trabalho dentro do propósito do conselho, que hoje está presente em todo o Brasil. Ela recebeu uma placa em homenagem ao trabalho que o grupo de Marília tem realizado nos últimos anos.
“O trabalho da nossa presidente estadual e nacional, Ana Claudia, é inspirador e nos coloca numa situação privilegiada. Afinal, o empreendedorismo é muito amplo e um ambiente propício para as mulheres”, afirmou a coordenadora mariliense.
Ana Claudia Badra Cotait, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da Facesp, foi quem conduziu a exposição realizada no Congresso Estadual. Durante a apresentação, destacou que o Cmec é um propulsor de ideias com a proposta de incentivar as mulheres a empreenderem e buscarem a independência financeira.
“Um conselho como este, que engloba centenas de conselhos distribuídos em diversas cidades do Estado de São Paulo, não se sustenta apenas com marketing. Números expressivos mostram a grandiosidade do trabalho, que é realizado por toda a equipe. Além disso, o Cmec tem um papel indispensável no incentivo ao empreendedorismo feminino não somente no Estado de São Paulo como também por todo o Brasil”, concluiu Ana Claudia.