Ação de fiscais e PM impede até inauguração de quadra esportiva
A Prefeitura de Marília – por meio da Vigilância Sanitária e da Divisão de Fiscalização de Posturas, em ação conjunta com a Polícia Militar, intensificou as fiscalizações neste final de semana para combater a propagação do coronavírus.
Entre sexta-feira (26) e domingo (28) foram realizadas diversas abordagens com o registro de três boletins de ocorrência. Até uma inauguração de quadra esportiva foi coibida.
Na sexta (26) as equipes fizeram uma abordagem numa lanchonete do distrito de Lácio, onde havia muita aglomeração. No sábado (27), a inauguração de uma quadra de futevôlei na avenida Jóquei Clube foi paralisada e realizada a evacuação de todos os presentes no local.
Ainda no sábado também houve abordagem em uma festa familiar no distrito de Padre Nóbrega. Em todos os locais foram registrados boletins de ocorrência.
“Apesar do cenário grave que enfrentamos com leitos UTI ocupados e alto número de casos diários, infelizmente ainda nos deparamos com situações de aglomerações, principalmente em reuniões ‘caseiras’ e familiares, em que as pessoas acabam relaxando o seguimento das medidas de segurança, causando aumento da disseminação comunitária do vírus”, disse Luciano Vilela, supervisor da Vigilância Sanitária de Marília.
Para o próximo fim de semana, com feriado prolongado, serão intensificadas as ações de fiscalização nas chácaras, sítios, clubes e ambientes familiares ao redor da cidade. “Não vamos admitir abusos”, disse Juliano Battaglia, chefe da Divisão de Fiscalização de Posturas.
Entre as regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde para barrar a propagação do vírus estão o uso de máscaras, lavagem frequente das mãos com água e sabão, uso de álcool em gel 70%, manter distanciamento entre as pessoas, evitar aglomeração, frequentar somente locais abertos e arejados naturalmente.
Em caso de início de sintomas respiratórios, procurar urgentemente as unidades de saúde referenciadas para o atendimento covid-19.
Denúncias anônimas de festas clandestinas e aglomerações de pessoas podem ser realizadas na Ouvidoria Geral do Município pelo telefone (0800-7766-111), WhatsApp 14-99799-6361 [clique aqui para iniciar uma conversa], e-mail ([email protected]) ou através do 190 da Polícia Militar.