Acadêmicos da Unimar levam música e brincadeiras a pacientes do HBU

O Projeto Sorria, desenvolvido por estudantes do curso de Medicina da Universidade de Marília (Unimar), leva apresentações de palhaços hospitalares aos pacientes do Hospital Beneficente Unimar (HBU). A iniciativa busca humanizar o atendimento, oferecendo momentos de acolhimento com música, brincadeiras e interações lúdicas.
A seleção para novos integrantes ocorre ao longo do ano. Em 2025, dezenas de acadêmicos participaram do processo. “A seletiva do Projeto Sorria é um projeto muito interessante, que traz muita alegria para dentro do hospital. Estamos muito felizes de realizar seletivas com toda a equipe de palhaços, a diretoria e os participantes que vêm em busca de uma vaga para poder participar dos nossos eventos”, disse Leonardo de Marco, conhecido como Dr. Buscapé.
Após aprovados, os estudantes passam por capacitação em técnicas de palhaçaria, improviso, expressão corporal e biossegurança, além de orientações sobre a humanização no cuidado em saúde.

A acadêmica Ana Paula Vitalino destacou que a participação realiza um antigo desejo. “O Projeto Sorria é um sonho desde quando eu estava prestando vestibular, porque eu via todo mundo ali brincando, cantando, levando alegria e mudando o ambiente do hospital. O Sorria é isso, fazer transbordar sorrisos em lugares que mais precisam de acolhimento, como hospitais, asilos, creches e instituições”, afirmou.
Para a superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva, o impacto vai além da diversão. “O Projeto Sorria promove acolhimento emocional, fortalecendo a recuperação dos pacientes e transformando o dia a dia de quem convive com a rotina hospitalar. Estudos apontam que iniciativas de palhaçaria hospitalar reduzem o estresse e a ansiedade, além de fortalecer os vínculos entre equipe de saúde, pacientes e familiares”, disse.