MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
ter. 13 jan. 2026
ENSINO SUPERIOR

Acadêmica de Direito da Unimar conquista 2º lugar nacional no Conic 2025

Pesquisa sobre comercialização de dados biométricos e direitos fundamentais foi destaque no congresso.
por Ramon Barbosa Franco
Jaqueline Catarina Martins apresentou a pesquisa desenvolvida no âmbito da Iniciação Científica da Unimar (Foto: Divulgação)

A acadêmica do curso de Direito da Universidade de Marília (Unimar), Jaqueline Catarina Martins, conquistou o segundo lugar nacional no Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic) de 2025 com uma pesquisa sobre direitos fundamentais e tecnologia. O trabalho foi classificado na categoria Projetos em Andamento, na área de Ciências Sociais e Humanas, segundo a organização do evento.

Promovido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), o Conic é considerado o maior congresso de iniciação científica do país. Nesta edição, o evento reuniu mais de duas mil inscrições e cerca de 1.500 trabalhos aprovados, com apresentações realizadas de forma on-line, conforme dados do Semesp.

Jaqueline apresentou a pesquisa intitulada “A comercialização da íris sob a ótica da inalienabilidade e dos direitos fundamentais”, desenvolvida no âmbito da Iniciação Científica da Unimar, junto ao Núcleo de Apoio à Pesquisa e Extensão. O trabalho teve orientação do docente do curso de Direito e procurador da República, Jefferson Aparecido Dias.

O estudo analisa os limites jurídicos e éticos da comercialização de dados biométricos, a partir de casos reais envolvendo a coleta da íris ocular em troca de criptomoedas. Segundo a autora, a pesquisa discute a legalidade dessa prática à luz do princípio da inalienabilidade do corpo humano e dos direitos de personalidade, além de apontar a necessidade de legislação específica sobre o tema, atualmente em debate no país.

Segundo Jaqueline, participar do congresso foi decisivo para a formação acadêmica. “A Unimar incentiva muito a pesquisa e a extensão, e isso nos coloca diretamente no polo de pesquisa nacional. Quando iniciei minha Iniciação Científica, o objetivo era apresentar nos simpósios internos, mas, com o incentivo do meu orientador, levamos o trabalho para um dos maiores congressos do país”, afirmou.

A acadêmica explicou que concorreu com projetos de Direito e de outras áreas das Ciências Humanas. “Foram dias intensos de apresentações online, com avaliadores e mediadores em cada sala. Tive um tempo curto para apresentar, então utilizei um mapa mental para ser objetiva, defender meus objetivos e sustentar a discussão central do trabalho”, disse.

A conquista surpreendeu a estudante. “Eu não assisti à premiação porque tinha certeza de que não tinha ganhado nada. Quando soube que ficamos em segundo lugar, foi uma emoção enorme. O primeiro lugar ficou com um trabalho da Universidade Federal do Paraná, da área de Pedagogia. Entre os cursos de Direito, o nosso foi o melhor classificado do país”, declarou.

Além do reconhecimento acadêmico, a premiação incluiu incentivo financeiro, com R$ 1.000 destinados ao segundo colocado, conforme informou a organização do Conic.

Unimar entre os destaques nacionais

De acordo com o ranking nacional do Conic, outros trabalhos da Unimar também ficaram entre os 10 melhores do país, incluindo mais um projeto do curso de Direito e um da área de Publicidade e Propaganda.

Para o orientador da pesquisa, Jefferson Aparecido Dias, o resultado confirma a estratégia institucional da universidade. “A Jaqueline é aluna do primeiro ano de Direito. Estamos construindo uma trajetória de iniciação científica para formar pesquisadores capazes de questionar o mundo atual e propor soluções. O tema dela é extremamente relevante e atual, e esse reconhecimento nacional demonstra a qualidade da pesquisa desenvolvida na Unimar”, afirmou.

O docente destacou ainda o desempenho da instituição no congresso. “Entre os 10 melhores trabalhos do Conic, três são da Unimar. Isso demonstra nosso compromisso com ensino, pesquisa, extensão, inovação e responsabilidade social. O Direito não está acabando, os problemas é que mudaram e nossos alunos estão aprendendo a enxergar essas novas questões. Que o Conic nos espere, porque vamos buscar ainda mais”, concluiu.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Motociclista fica gravemente ferido na SP-294 em Marília
  • 2
    Aposentado, condenado por pedofilia, é preso na zona norte de Marília
  • 3
    Gestante está entre as vítimas do engavetamento na Transbrasiliana em Marília
  • 4
    Engavetamento com cinco veículos deixa dois feridos graves na BR-153

Escolhas do editor

SAÚDE
Estado contrata empresa e avança na construção do AME MaríliaEstado contrata empresa e avança na construção do AME Marília
Estado contrata empresa e avança na construção do AME Marília
TRÂNSITO
Motociclista fica gravemente ferido na SP-294 em MaríliaMotociclista fica gravemente ferido na SP-294 em Marília
Motociclista fica gravemente ferido na SP-294 em Marília
PODER JUDICIÁRIO
Justiça torna réu motorista da tragédia na BR-153 em MaríliaJustiça torna réu motorista da tragédia na BR-153 em Marília
Justiça torna réu motorista da tragédia na BR-153 em Marília
LEGISLATIVO
Câmara aprova reforma do Tatá e inclui Março Amarelo no calendárioCâmara aprova reforma do Tatá e inclui Março Amarelo no calendário
Câmara aprova reforma do Tatá e inclui Março Amarelo no calendário

Últimas notícias

Estado contrata empresa e avança na construção do AME Marília
Motociclista fica gravemente ferido na SP-294 em Marília
Câmara aprova regras para comercialização de remédios em supermercados
Comissão sobre penduricalhos inicia trabalhos nesta quarta-feira no STF

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie