Abril Verde faz Cerest ampliar alerta para risco de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) regional de Marília informa que está promovendo o movimento Abril Verde 2024, mês de prevenção de acidentes e doenças de trabalho.
O movimento Abril Verde tem como objetivo disseminar e conscientizar os empregadores, trabalhadores e toda a população sobre a implantação de ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
O movimento ocorre neste mês porque 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde e o dia 28 de abril é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho.
Em Marília no ano de 2023, segundo a análise do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), ocorreram 133 registros de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) relacionada ao trabalho; 1.592 acidentes de trabalho notificados no município de Marília e nove casos de óbito por acidente de trabalho.
“As principais causas detectadas de acidentes sem óbito foram a de penetração de corpo estranho em olho, contato com máquinas e equipamentos, queda em altura, queda de mesmo nível, colisão contra objetos e motociclista traumatizado em colisão com um automóvel. Já os acidentes com óbito as principais causas registradas foram queda de edifícios e estruturas de grande altitude, choque elétrico, contato com máquinas e equipamentos, afogamento, esmagamento contra objetos, motociclista em colisão contra transporte pesado”, informa a enfermeira Luciana Caluz, supervisora do Cerest Regional de Marília.
O Cerest realizou visitas técnicas nos locais com registro de acidentes de trabalho para efetuar Orientações Técnicas, Interdições de Equipamentos, Lavraturas de Auto de Infração e Relatórios técnicos.
Outra verificação do centro é relacionada à Saúde Vocal e Auditiva no ambiente de trabalho, em que de 126 atendimentos vocais e em relação à saúde auditiva, 17 deles foram encaminhados para realização de exames audiológicos. Dentre os pacientes avaliados destacaram as seguintes profissões: operador de máquina, auxiliar de produção, motorista de caminhão ou van, pedreiro, costureira, serralheiro, mecânico, telefonista e atendente de telemarketing.
O centro também detectou um aumento significativo de casos encaminhados/atendidos em Saúde Mental. No ano de 2022, correspondiam a 1,13% do total de atendimentos e em 2023, passaram a representar 10,53%. “Os operadores de telemarketing e profissionais de saúde lideram as notificações de transtorno mental relacionado ao trabalho”, complementou.