MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 16 abr. 2024

Abril Verde faz Cerest ampliar alerta para risco de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho

Em 2023 foram 133 registros de LER relacionada ao trabalho, 1.592 acidentes notificados e nove óbitos em Marília.
por Marília Notícia

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) regional de Marília informa que está promovendo o movimento Abril Verde 2024, mês de prevenção de acidentes e doenças de trabalho.

O movimento Abril Verde tem como objetivo disseminar e conscientizar os empregadores, trabalhadores e toda a população sobre a implantação de ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

O movimento ocorre neste mês porque 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde e o dia 28 de abril é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho.

Em Marília no ano de 2023, segundo a análise do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), ocorreram 133 registros de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) relacionada ao trabalho; 1.592 acidentes de trabalho notificados no município de Marília e nove casos de óbito por acidente de trabalho.

“As principais causas detectadas de acidentes sem óbito foram a de penetração de corpo estranho em olho, contato com máquinas e equipamentos, queda em altura, queda de mesmo nível, colisão contra objetos e motociclista traumatizado em colisão com um automóvel. Já os acidentes com óbito as principais causas registradas foram queda de edifícios e estruturas de grande altitude, choque elétrico, contato com máquinas e equipamentos, afogamento, esmagamento contra objetos, motociclista em colisão contra transporte pesado”, informa a enfermeira Luciana Caluz, supervisora do Cerest Regional de Marília.

O Cerest realizou visitas técnicas nos locais com registro de acidentes de trabalho para efetuar Orientações Técnicas, Interdições de Equipamentos, Lavraturas de Auto de Infração e Relatórios técnicos.

Outra verificação do centro é relacionada à Saúde Vocal e Auditiva no ambiente de trabalho, em que de 126 atendimentos vocais e em relação à saúde auditiva, 17 deles foram encaminhados para realização de exames audiológicos. Dentre os pacientes avaliados destacaram as seguintes profissões: operador de máquina, auxiliar de produção, motorista de caminhão ou van, pedreiro, costureira, serralheiro, mecânico, telefonista e atendente de telemarketing.

O centro também detectou um aumento significativo de casos encaminhados/atendidos em Saúde Mental. No ano de 2022, correspondiam a 1,13% do total de atendimentos e em 2023, passaram a representar 10,53%. “Os operadores de telemarketing e profissionais de saúde lideram as notificações de transtorno mental relacionado ao trabalho”, complementou.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Idoso fica gravemente ferido após ser atropelado por ônibus em Marília
  • 2
    Veículo é totalmente destruído em incêndio na SP-294 em Marília
  • 3
    Relato envolvendo criança de três anos é investigado em Marília
  • 4
    Decreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em Marília

Escolhas do editor

VACÂNCIA
Decreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em MaríliaDecreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em Marília
Decreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em Marília
Mês do Consumidor na Azul Viagens Marília tem pacotes com até 30% de descontoMês do Consumidor na Azul Viagens Marília tem pacotes com até 30% de desconto
Mês do Consumidor na Azul Viagens Marília tem pacotes com até 30% de desconto
CHUVAS
Após decreto de emergência, prefeito busca apoio do EstadoApós decreto de emergência, prefeito busca apoio do Estado
Após decreto de emergência, prefeito busca apoio do Estado
ZONA RURAL
Ponte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estruturaPonte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estrutura
Ponte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estrutura

Últimas notícias

Idoso fica gravemente ferido após ser atropelado por ônibus em Marília
Petrobras reajusta preço do diesel em R$ 0,38 por litro nas distribuidoras
EUA investigam 60 países por omissão no combate ao trabalho escravo
Homem é preso após atacar mãe e padrasto com golpes de faca na zona sul

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie