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Marília
seg. 23 out. 2023
SAÚDE

ABHU vai pedir fim de contrato com a Prefeitura para gerir PA da zona sul

Atrasos por parte da administração municipal nos repasses de verba teriam causado situação.
por Alcyr Netto
Atrasos de repasses da Prefeitura de Marília teriam motivado pedido de encerramento de contrato para gestão do PA da zona sul (Foto: Marcelo Martin/Marília Notícia)

A Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), que assumiu em fevereiro a gestão do Pronto Atendimento (PA) da zona sul, irá pedir o encerramento do contrato com a Prefeitura de Marília. O motivo, segundo apurou com exclusividade o Marília Notícia, é a série de atrasos por parte da administração municipal nos repasses de verba que custeiam todo o atendimento da unidade de saúde. A informação já foi comunicada aos funcionários que atuam no local.

Diante da situação financeira considerada insustentável, a AHBU optou por protocolar uma solicitação para o encerramento das atividades no PA da zona sul. Um comunicado enviado aos funcionários recentemente, ao qual a reportagem teve acesso, pede que todos fiquem tranquilos, pois o processo “será realizado da melhor forma possível”.

O texto que o MN teve acesso diz ainda que a direção da ABHU lamenta a situação e que existem planos para absorver colaboradores em outras unidades da instituição. O comunicado explica que foram feitas várias tentativas antes de tomar a decisão de encerrar o contrato, “mas infelizmente, se continuarmos, não há previsão de pagamento do salário e das dívidas”.

Existe a previsão de reuniões durante a semana com as equipes do PA da zona sul para mais esclarecimentos aos colaboradores.

ABHU controla gestão do PA da zona sul desde o início de fevereiro (Foto: Arquivo/MN)

PRONTO ATENDIMENTO

A ABHU venceu a concorrência pública para assumir a gestão no PA da zona Sul e iniciou os trabalhos no início de fevereiro deste ano.

Na época, a Prefeitura de Marília destacou que “atendimento de excelência e acolhimento humanizado” estavam entre as principais práticas priorizadas pela Associação Beneficente Hospital Universitário.

Ainda no período de adaptação da nova gestão, um aumento considerável na demanda e consequente demora no atendimento passou a irritar os pacientes. O MN recebeu várias reclamações entre o fim de março e início de abril. A situação melhorou consideravelmente após o reforço da equipe, com a contratação de novos médicos, e elogios nas últimas semanas.

ABHU

Em nota, a ABHU afirmou que notificou a Prefeitura de Marília e a Secretaria Municipal da Saúde na última sexta-feira (20), a fim de comunicar a rescisão do contrato de gestão do Pronto Atendimento (PA) da zona sul de Marília.

“Infelizmente, tal medida teve que ser adotada por conta da ausência de repasses da Prefeitura de Marília para a manutenção do PA, que tornaram a gestão da unidade insustentável. Ressaltamos que serão cumpridas as cláusulas previstas no contrato, como por exemplo o prazo de 90 dias para o encerramento das atividades por parte da ABHU. Além disso, cabe salientar que a ABHU continuará dando todo apoio e suporte para a população neste período de 90 dias no PA Sul”, diz comunicado da instituição de saúde.

A nota tranquiliza todos os funcionários da unidade, “uma vez que esse processo será realizado da melhor forma possível, sendo que a ABHU já traçou a estratégia para absorver, dentro das possibilidades, os colaboradores em outras unidades”.

O comunicado continua afirmando que “a ABHU lamenta profundamente a situação e destaca que foram aplicadas todas as tentativas antes de tomar essa decisão”.

“Infelizmente, a ABHU não pode continuar gerindo a unidade do PA Sul da forma como está, uma vez que a ausência de repasses por parte do Município de Marília implica, diretamente, em atrasos no pagamento dos salários dos colaboradores, sendo isso não é compatível com a missão e com os valores da instituição”, diz trecho do documento.

Por fim, a ABHU destacou no comunicado que no período em que esteve à frente da unidade, todos os profissionais atenderam os pacientes de “forma humanizada, com profissionalismo e sempre buscando a excelência”.

“Essas características são inerentes da atuação da ABHU no Hospital Beneficente Unimar (HBU) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona norte, que é registrado mais de 90% de aprovação da população. A diretoria da ABHU irá se reunir com a Prefeitura de Marília para fazer este processo da melhor forma possível”, finaliza o texto.

OUTRO LADO

A Prefeitura de Marília divulgou uma nota afirmando que não vai se manifestar neste momento.

“Diante das informações apresentadas pelo Marília Notícia, a Diretoria de Divulgação e Comunicação da Prefeitura Municipal de Marília irá fazer a checagem e apuração dos fatos e deverá ter melhores detalhes nesta segunda-feira, dia 23 de outubro de 2023”.

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