Abertura noturna de unidade de saúde na zona oeste segue indefinida em Marília
A Prefeitura de Marília ainda segue sem previsão de dar início às atividades do programa “Melhor Horário Para o Trabalhador” em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs), como anunciado no final de 2022. Nas primeiras justificativas para os questionamentos feitos pelo Marília Notícia, trâmites necessários para contratação de funcionários por concurso público estariam atrasando as inaugurações.
Até o momento, o atendimento foi estendido apenas para o posto do bairro Nova Marília, que funciona até 22h.
Inicialmente, o funcionamento noturno em uma segunda unidade gerida pela administração estava previsto para o início de 2023. Na ocasião, a informação passada pelo médico Valdir Silveira Marin, coordenador do Setor de Urgência da Secretaria Municipal da Saúde, era de que a implantação estava em andamento, contudo, ainda dependia da contratação dos funcionários.
“O RH está emperrando. Fizemos concurso público, que será homologado em 30 dias, com profissionais prontos para o atendimento. Todo concurso público tem o seu trâmite e precisamos esperar, para compor as equipes das novas unidades noturnas”, explicou o coordenador em abril do ano passado.
Em julho do ano passado, de acordo com a Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Marília, a inclusão da UBS Chico Mendes no programa “Melhor Horário Para o Trabalhador”, com atendimento depois das 18h, ocorreria no prazo de 60 dias.
“Este é o período necessário para a conclusão das duas fases de reforma e adequação do prédio do posto de saúde, localizado na zona oeste de Marília. As obras de reforma incluem ajustes no telhado e limpeza dos dutos da calha, bem como outros reparos e manutenção”, afirmou a nota oficial da Prefeitura na ocasião.
A informação não se sustentou com nenhum sinal de que a UBS Chico Mendes ou outras unidades passarão a atender no período noturno.
Em janeiro do ano passado, quando a UBS Nova Marília iniciou atendimento no período noturno, a expectativa era que em pouco tempo a Prefeitura de Marília expandisse o projeto para outras três unidades, na UBS Chico Mendes, UBS Santa Antonieta e UBS São Judas Tadeu. A intenção inicial era que todas funcionassem ainda em 2022.
OUTRO LADO
Desta vez, em nota, a Prefeitura de Marília destacou que o programa é um êxito na política pública e no aperfeiçoamento constante do atendimento da rede básica de saúde, sendo elogiado inclusive pelo Governo do Estado de São Paulo.
“Sobre os próximos passos da iniciativa, estudos técnicos junto ao recursos humanos do município precisam ser concluídos para que seja formatado o quadro de pessoal das próximas três unidades que terão horário estendido. Da mesma forma, não há uma suspensão ou cancelamento da proposta, porém o município aguarda avanço na complementação de processos internos para que ocorresse.”
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!