Abertura noturna começa acanhada, mas comércio projeta melhora
De olho na meteorologia e na torcida por mais apetite do consumidor, comerciantes de Marília iniciaram nesta segunda-feira (13) a segunda semana de abertura das lojas no período noturno.
Os primeiros dias do expediente estendido foram marcados por baixo movimento, mesmo com o período de pagamento de salários, no início de dezembro.
As vendas à noite foram impactadas pelas chuvas na segunda-feira (6) e no feriado de Imaculada Conceição, na quarta-feira (8).
Mas quem resolveu sair de casa encontrou lojas decoradas, iluminação de Natal instalada pela Prefeitura, ofertas nas lojas e um pelotão de “Papais Noéis” contratados pela Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim).
A entidade estima que poderá haver um incremento de até 10% nas vendas, sobre igual período de 2020. É fato, porém, que naquela época – véspera da explosão de casos de Covid-19 –, ainda não havia vacina contra o vírus, mas a economia ainda desfrutava do efeito dos meses de auxílio emergencial.
A torcida é grande por dias melhores. A vendedora Jéssica de Almeida Ribeiro, que trabalha há oito anos no comércio, conta que nunca viu o Centro com tão pouco movimento, como nesta primeira quinzena de dezembro.
Embora não esconda a preocupação, Jéssica acredita que as próximas semanas devem ser melhores. “Trabalhamos com maquiagem, então a tendência é ter uma procura maior mais perto das festas”, afirma.
Para a também vendedora Bárbara Duarte Góes, a abertura noturna mais cedo [e por mais horas em 2021] pode diluir o aumento das vendas.
“No ano passado tinha que fechar tudo às 20h. Foram só duas semanas de abertura à noite. Esse ano vai ser melhor”, espera a vendedora.
Mesmo com lojas mais vazias, Papai Noel não ficou desocupado. O segurança Arley dos Santos Martins se veste como personagem pelo terceiro ano consecutivo – primeira vez pela Acim. Foram muitos encontros com as crianças, para a entrega de balas e escuta atenta aos pedidos de presentes.
A torcida do Bom Velhinho é para que os pais possam sair às compras o mais rápido possível. “A cidade está bonita, as lojas estão bem decoradas. Esperamos mesmo que as pessoas se animem para passear, dar presentes, porque essa data, depois de um ano tão difícil, precisa ser comemorada”, diz.
O dinheiro extra que o segurança pretende ganhar no trabalho vai reforçar o orçamento e também garantir alguns presentes. Além da Acim, Martins espera atender algumas residências na noite de Natal. A agenda de 2021 ainda tem vagas, mas está com saldo positivo.
PASSEIO E COMPRAS
Para o operador de máquinas Carlos Alberto da Silva, de 53 anos, a abertura noturna é uma excelente oportunidade. “Você vem com mais calma, com tempo. As lojas estão bonitas, mercadorias boas. Nem do preço dá para reclamar. É a grana que está curta mesmo, para todo mundo”, constata.
Como muita gente também sai para passear, algumas vias tiveram lentidão no trânsito, o que também é tradicional no comércio central e independente da época do ano.
A rua Nove de Julho foi a mais congestionada, pelo menos nos quarteirões entre a Quatro de Abril e 24 de Dezembro.
A aposentada Maria Coutinho, animada com as festas de final de ano, aproveitou a sexta-feira (10) para fazer algumas compras com a filha. Para ela, o encontro com o Papai Noel e as lojas abertas à noite na São Luiz são um alento.
“Foi um ano tão difícil, tanta notícia ruim acontecendo, preocupação com vírus. Poder sair de casa em uma noite quente como essa, fazer uma comprinha, ver gente, a cidade decorada, é bom demais”, avalia a idosa, que pretende voltar outras noites, em busca tanto de ofertas quanto de ar fresco e razões para acreditar.
Siga nossas redes sociais:
Facebook/Instagram: @marilianoticia
WhatsApp: Clique aqui!
Telegram: Clique aqui!