MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 25 mar. 2023

Abertura de nova avenida cria rota de expansão até Avencas

por Alcyr Netto

A abertura da nova avenida naquela região deve alterar todo o mercado imobiliário e de construção civil de Marília (Foto: Divulgação)

A empresa Replan Engenharia está há cerca de 30 dias abrindo na zona Oeste de Marília uma nova via urbana, já carinhosamente chamada de avenida da Unimar. A nova via, de pista dupla, vai interligar a avenida Hygino Muzzi Filho (da Unimar) até a alça de acesso do viaduto que interliga condomínios privados com o Jardim Flamingo e a estrada municipal de Avencas.

A obra é um dos mais importantes planos municipais de urbanização coordenado pela Prefeitura de Marília para ajudar no desenvolvimento e expansão do município.

“O nosso principal objetivo é destravar a cidade, criando novas avenidas, novas interligações entre bairros, levando o progresso e o desenvolvimento para as regiões da cidade. A avenida da Unimar é um exemplo, com recapeamento até Avencas, inclusive com ciclovia. Tem também o projeto de um mirante, oferecendo desenvolvimento e segurança, transformando a serra que era um risco para população em um local agradável e funcional. Uma obra de altíssimo padrão”, disse o prefeito de Marília, Daniel Alonso.

A obra é um dos mais importantes planos municipais de urbanização coordenado pela Prefeitura de Marília (Foto: Divulgação)

DESTRAVANDO A CIDADE

A abertura da nova avenida naquela região deve alterar todo o mercado imobiliário e de construção civil de Marília, expandindo inclusive de forma mais acelerada os limites da área urbana da zona Oeste do município.

“Ao receber estas interligações, essa avenida, vai fazer com que a região Oeste da cidade se desenvolva muito”, afirma o atual gestor da cidade, que está em seu segundo mandato como prefeito.

A expansão urbana de Marília não é fácil porque o relevo da topografia não contribui, criando barreiras naturais para este crescimento. Diferente de cidades construídas em áreas planas, próximas a rios, por exemplo, Marília foi erguida no topo de um dos espigões (elevações) do planalto central. Como em qualquer platô, é cercado de paredões por todos os lados.

O braço do ‘espigão’ voltado para o Sul possibilitou a criação de bairros como o Nova Marília e sua expansão no entorno. Outro braço voltado para o Norte possibilitou a criação do Santa Antonieta, Distrito Industrial e a expansão que já chega até o Posto Gigantão. Na zona Oeste, parte desse espigão criou a expansão que possibilitou bairros como os Comerciários, e novos bairros recém-abertos, em franco desenvolvimento.

Obras de nova avenida na zona Oeste de Marília (Foto: Divulgação)

VETORES DE EXPANSÃO

Já a expansão da zona Oeste em direção ao distrito de Avencas também apresentava barreiras naturais que impediam acessos urbanos, a não ser pela rodovia SP-333 para Assis. Mesmo assim, o desenvolvimento urbano também chegou na região rural desse lado da cidade, ganhando centenas de chácaras, o bairro Jardim Flamingo e condomínios de alto padrão.

Daniel Alonso explica que todas as regiões da cidade estão sendo preparadas para se viabilizar o crescimento organizado da cidade.

“Nós temos quatro vertentes, com potencial de urbanização, seja de investimentos imobiliários como de interesse por ocupação humana. Por serem vetores de expansão da cidade. A saída para Assis, a saída para Lins, a saída para Tupã e para São Paulo, por Bauru. E as quatro estão recebendo investimentos pesados, tanto do município como em parceria do município com o Estado”, declarou.

Daniel Alonso explica que todas as regiões da cidade estão sendo preparadas para se viabilizar o crescimento organizado da cidade (Foto: Divulgação)

EM BREVE

Na zona Oeste até Avencas, a avenida da Unimar foi planejada para receber grande fluxo de veículos (e ciclistas) e se tornar uma artéria vital para a cidade, criando uma rota segura e urbana. O objetivo é melhorar não só a qualidade de vida de quem já mora ou deve morar em breve neste lado da cidade, como também a transformação de outras áreas rurais em urbanas.

As obras estão terminando a terraplanagem. O trecho que está sendo aberto não existia. Em diversos pontos foi necessário aterrar áreas de depressão. A pavimentação deve começar no próximo mês. A previsão é de que a avenida totalmente urbanizada, com galerias pluviais, guias, sarjetas, calçadas e iluminação seja entregue em breve, ainda neste primeiro semestre de 2023.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem em situação de rua, que recebia ajuda, trai a confiança, assalta e agride benfeitor
  • 2
    Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região
  • 3
    Réu por assassinato em praça pública terá perícia sobre saúde mental e uso de drogas
  • 4
    Mototaxista é preso por tráfico de drogas durante abordagem na João Ramalho

Escolhas do editor

PODER LEGISLATIVO
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetosCâmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
ANÁLISE
Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motosAcesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos
Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos
EFEITO IMEDIATO
Prefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da CâmaraPrefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da Câmara
Prefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da Câmara
CRUZÁLIA
Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na regiãoAcidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região
Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região

Últimas notícias

SUS realiza mutirão com mais de 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
Idosa de 74 anos perde R$ 116 mil em golpe e revela ‘estelionato emocional’
Hugo Motta defende servidora alvo da PF em investigação sobre emendas

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie