Transporte público anuncia mudanças em Marília
O Terminal Urbano de Marília deixará de ter catracas a partir do dia 17 de julho e a validação das tarifas passará a ser feita dentro dos ônibus.
A integração entre as linhas deve ser feita pelos passageiros por meio do Marília Card em qualquer ponto da cidade dentro do prazo de 60 minutos.
A notícia foi dada em coletiva de imprensa com participação do prefeito Daniel Alonso (PSDB), representante da AMTU (Associação Mariliense de Transporte Urbano) e membros do Legislativo.
A população não precisa ir até o Centro para trocar de linha. O fim das catracas no Terminal é a primeira etapa para adequar o sistema à expansão da cidade e modernização das linhas, com apoio em novas tecnologias.
Existe a possibilidade de tirar o cartão individual gratuitamente com a apresentação de documentos ou adquirir o avulso de duas, quatro ou dez tarifas. Dinheiro continua sendo aceito nos ônibus, mas não permite a integração.
Importante observar que a primeira via do Marília Card é cedida sem custo, mas caso haja extravio ou mau uso do dispositivo que envolva danos, será feita cobrança na renovação.
A novidade é fruto de parceria entre Prefeitura e as empresas Grande Marília e Sorriso Marília. A segunda etapa da modernização será a reformulação das linhas atuais com o objetivo de melhor distribuir os trajetos dentro dos bairros.
O diretor administrativo da AMTU, Alexandre Costa Santiago, explica que atualmente as linhas de ônibus são pensadas no sentido “de fora para dentro”.
De acordo com ele, essa lógica torna certos trajetos mais demorados, provoca transtornos e deverá ser mudada aos poucos. “A mudança vai permitir que sejam criados mais horários para trajetos dentro do bairro, vai tornar as viagens mais rápidas, uma demanda que os clientes apresentam para nós”, afirma Santiago.
O prefeito Daniel Alonso acredita que as modificações são positivas e devem tornar a mobilidade urbana mais ágil para o público que utiliza o transporte público.
O chefe do Executivo também anunciou que em breve será lançado licitação para cobertura dos pontos de ônibus. As empresas que vencerem o certame poderão explorar publicidade nesses locais, como outdoor. Atualmente apenas 10% são cobertos.
Orientação
O fim da catraca deve ser amplamente divulgado pela AMTU até a data em que entra em vigor. Uma equipe também estará no Terminal Urbano tirando dúvidas dos clientes e a loja da associação terá o horário estendido, aberta das 8h às 20h de segunda à sexta-feira e entre 8h e 12h aos sábados.
“A padronização da integração tarifária dentro e fora do terminal irá possibilitar a identificação precisa do uso do transporte coletivo pelos clientes, identificando as rotas de integração mais utilizadas, bem como as em desuso, para que então a Prefeitura possa reestruturar a replanejar todo o sistema de linhas existentes na cidade, bem como criar novas linhas ou rotas que atendam as atuais demandas de transporte com a natural expansão urbana do município”, afirma a AMTU.
Tecnologia
Atualmente, os clientes já podem se beneficiar da tecnologia ao utilizar os serviços das empresas Grande Marília e Sorriso Marília.
No site da AMTU, que também pode ser acessado via celular, constam todas as linhas com seus devidos horários.
Outra vantagem que a internet proporciona é a contratação do serviço Google Transit pela associação, que mostra gratuitamente quais os ônibus que o passageiro deve pegar para chegar em qualquer ponto da cidade, com uma série de facilidades adicionais.