Construção da USF Jardim Marajó está abandonada
Moradores do Jardim Marajó e Santa Paula pedem a conclusão da USF (Unidade Saúde da Família) que atenderá os bairros da região e foi iniciada em maio de 2016. O término da obra está atrasado desde fevereiro deste ano. A construção estaria abandonada há mais de seis meses.
A obra é do Governo do Estado, como diz a placa com informações fixadas no local onde consta também o selo da administração municipal. O investimento total previsto inicialmente era de R$ 708 mil e o prazo para entrega, que acabou descumprido, foi fixado em nove meses.
O prédio inacabado fica na rua Clemente Ribeiro, ao lado da Escola Municipal Professora Nicácia Garcia Gil e do Centro Comunitário do Jardim Marajó.
Pessoas que moram na região ouvidas pela reportagem do Marília Notícia afirmam que o ritmo no canteiro de obras diminuiu após a eleição municipal do ano passado, até que os funcionários da construtora contratada desapareceram totalmente do local.
Faltam somente alguns detalhes e etapa de acabamento para a conclusão. No entanto, o que está pronto vem se deteriorando com a ação do tempo e de vândalos.
No local, a reportagem encontrou todas as portas internas arrombadas, ausência total de material de construção e alambrados cortados.
Moradores
Um homem que não quer ter a identidade revelada e mora em frente ao prédio inacabado, conta que dezenas de jovens vão ao local para “bagunçar e usar drogas”.
“Nós morremos de medo. De noite isso vira uma terra sem lei. Fazem festa, bebem, quebram as coisas e soltam bombas, só por diversão”, reclama.
O motorista Nelson de Lima também mora em frente ao local e reclama da distância que ele, seus parentes e vizinhos precisam percorrer até a USF mais próxima, no Jóquei Clube.
“São 12 quadras, mais de um quilômetro. Minha filha tem desvio na coluna e até a semana passada estava fazendo tratamento com fisioterapeuta na USF do Jóquei. Ela ia andando, mesmo com problema. Poderia fazer em frente de casa, mas a obra está aí, parada”, conta Nelson.
Outro lado
A administração municipal disse em nota que “as obras da USF Marajó foram suspensas e já estão sendo tomadas providências para contratação de uma nova empresa que irá dar continuidade nas obras”. O motivo da suspensão não foi esclarecido nem foram dados prazos para a retomada.
“A Secretaria de Obras informa também que já instalou postes de iluminação no local e está designando um vigilante noturno para cuidar da USF”, completa a nota.
A assessoria de imprensa do Governo do Estado não respondeu até o fechamento desta matéria.
A equipe de jornalismo também ligou nos telefones disponíveis no site da construtora contratada para o serviço, mas as linhas estão indisponíveis. Um e-mail com questionamentos foi enviado, mas não houve retorno até o fechamento.