Filas na madrugada em UBSs continuam
O problema das longas filas de espera para conseguir guia de atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Marília continua. Nesta quarta-feira (26), pessoas nessa situação reclamaram ao Marília Notícia mais uma vez.
Desta vez, o caso foi registrado durante o começo da semana na UBS Alto Cafezal, na rua Paes Lemes. As filas se formam logo na madrugada, pois os atendimentos são contados. Assim, quem quer passar pelo médico precisa “madrugar” para conseguir.
A situação se torna ainda mais difícil com o frio e as chuvas dos últimos dias. Idosos e crianças também precisam passar por esse “martírio”.
A marilienses Nikita Kirah reclamou e chamou seus pares de “flagelados da madrugada”. “Mais uma vez estamos aqui na UBS Alto Cafezal. Cúmulo, absurdo, constrangedor e degradante”, disse.
“Há mais de uma hora [esperando], sempre a mesma coisa. Será que dessa vez haverá médico?”, questiona.
Ocorrências parecidas já foram noticiadas pelo Marília Notícia em várias ocasiões – inclusive na UBS Alto Cafezal. Nas UBSs são oferecidos atendimentos com profissionais da saúde, como dentistas e médicos clínicos geral, ginecologista e pediatra.
Requerimentos de vereadores sobre o assunto já foram apresentados, pedindo providências e algum tipo de proteção para a chuva, por exemplo, ou ainda que o prédio das unidades de saúde fossem abertos mais cedo para abrigar a fila da madrugada.
Em janeiro, a informação da assessoria de imprensa da administração municipal era de que representantes da pasta da Saúde visitariam os locais denunciados.
Outro lado
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, em toda a rede básica de saúde, formada por 12 UBSs e 37 equipes do Programa ESF (Estratégia Saúde da Família), o horário de atendimento é das 7h às 17h.
“Os usuários podem solicitar, durante todo o expediente, o agendamento de consultas médicas e demais atendimentos ofertados nestes serviços. Mesmo com essa possibilidade, as unidades recebem, no início da manhã, a chamada ‘demanda espontânea’, ou seja, pessoas que não agendaram atendimento”, diz o poder público.
A Secretaria de Saúde disse ainda que “todos são acolhidos e passam por pré-consulta, podendo ser atendidos no mesmo dia ou agendados, de acordo com o caso e a agenda dos médicos da unidade. Se for situação de urgência, é feito o encaminhamento a estrutura adequada para tanto (UPA ou PA Sul)”.
Segundo a Prefeitura, desde janeiro, início dessa administração, a questão da reorganização da rede está sendo tratada pela Secretaria. “O objetivo é desenvolver novos fluxos e processos de trabalho, para gerir não apenas a questão das filas, mas promover outras melhorias na rede básica”.