MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 26 abr. 2017

Filas na madrugada em UBSs continuam

por Leonardo Moreno

Fila da madrugada: “Cúmulo, absurdo, constrangedor e degradante”, diz reclamante (Foto: Divulgação)

O problema das longas filas de espera para conseguir guia de atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Marília continua. Nesta quarta-feira (26), pessoas nessa situação reclamaram ao Marília Notícia mais uma vez.

Desta vez, o caso foi registrado durante o começo da semana na UBS Alto Cafezal, na rua Paes Lemes. As filas se formam logo na madrugada, pois os atendimentos são contados. Assim, quem quer passar pelo médico precisa “madrugar” para conseguir.

A situação se torna ainda mais difícil com o frio e as chuvas dos últimos dias. Idosos e crianças também precisam passar por esse “martírio”.

A marilienses Nikita Kirah reclamou e chamou seus pares de “flagelados da madrugada”. “Mais uma vez estamos aqui na UBS Alto Cafezal. Cúmulo, absurdo, constrangedor e degradante”, disse.

“Há mais de uma hora [esperando], sempre a mesma coisa. Será que dessa vez haverá médico?”, questiona.

Ocorrências parecidas já foram noticiadas pelo Marília Notícia em várias ocasiões – inclusive na UBS Alto Cafezal. Nas UBSs são oferecidos atendimentos com profissionais da saúde, como dentistas e médicos clínicos geral, ginecologista e pediatra.

Requerimentos de vereadores sobre o assunto já foram apresentados, pedindo providências e algum tipo de proteção para a chuva, por exemplo, ou ainda que o prédio das unidades de saúde fossem abertos mais cedo para abrigar a fila da madrugada.

Em janeiro, a informação da assessoria de imprensa da administração municipal era de que representantes da pasta da Saúde visitariam os locais denunciados.

Outro lado

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, em toda a rede básica de saúde, formada por 12 UBSs e 37 equipes do Programa ESF (Estratégia Saúde da Família), o horário de atendimento é das 7h às 17h.

“Os usuários podem solicitar, durante todo o expediente, o agendamento de consultas médicas e demais atendimentos ofertados nestes serviços. Mesmo com  essa possibilidade, as unidades recebem, no início da manhã, a chamada ‘demanda espontânea’, ou seja, pessoas que não agendaram atendimento”, diz o poder público.

A Secretaria de Saúde disse ainda que “todos são acolhidos e passam por pré-consulta, podendo ser atendidos no mesmo dia ou agendados, de acordo com o caso e a agenda dos médicos da unidade. Se for situação de urgência, é feito o encaminhamento a estrutura adequada para tanto (UPA ou PA Sul)”.

Segundo a Prefeitura, desde janeiro, início dessa administração, a questão da reorganização da rede está sendo tratada pela Secretaria. “O objetivo é desenvolver novos fluxos e processos de trabalho, para gerir não apenas a questão das filas, mas promover outras melhorias na rede básica”.

Até crianças enfrentam “martírio”; consultas são contadas, inclusive com pediatras (Foto: Divulgação)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Motociclista morre após atingir traseira de caminhão na SP-294
  • 2
    Polícia Civil identifica vítima de acidente na SP-294 em Vera Cruz
  • 3
    Motociclista morto em acidente na rodovia em Gália é identificado pela família
  • 4
    Veículo é totalmente destruído em incêndio na SP-294 em Marília

Escolhas do editor

VACÂNCIA
Decreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em MaríliaDecreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em Marília
Decreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em Marília
Mês do Consumidor na Azul Viagens Marília tem pacotes com até 30% de descontoMês do Consumidor na Azul Viagens Marília tem pacotes com até 30% de desconto
Mês do Consumidor na Azul Viagens Marília tem pacotes com até 30% de desconto
CHUVAS
Após decreto de emergência, prefeito busca apoio do EstadoApós decreto de emergência, prefeito busca apoio do Estado
Após decreto de emergência, prefeito busca apoio do Estado
ZONA RURAL
Ponte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estruturaPonte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estrutura
Ponte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estrutura

Últimas notícias

Petrobras reajusta preço do diesel em R$ 0,38 por litro nas distribuidoras
EUA investigam 60 países por omissão no combate ao trabalho escravo
Homem é preso após atacar mãe e padrasto com golpes de faca na zona sul
Supremo tem maioria para manter prisão preventiva de Daniel Vorcaro

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie