PM prende trio que planejava roubo e sequestro
Policiais da Força Tática da Polícia Militar de Marília prenderam na madrugada desta terça-feira (28), em Garça (distante 30 quilômetros), três homens armados e com uniformes da Prefeitura daquele município.
Segundo a polícia, eles estariam preparando um roubo à residência e possível sequestro.
Foram presos Rivaldo Gabriel Brito Justino, de 22 anos, morador do bairro Capão Redondo, em São Paulo; e os dois garcenses, o desempregado Anderson de Souza Sansiani, de 23 anos, e o lavrador Cleiton Fernando Amorim Baia, de 33.
Os policiais já retornavam para Marília após operação contra roubos e furto de veículos na cidade vizinha quando viram dois suspeitos em frente à Rodoviária Municipal de Garça.
Eram Baia e Justino, que foram abordados após demonstrarem nervosismo e mudarem repentinamente o trajeto que faziam. Em uma bolsa estava a espingarda calibre 36, com o cano serrado e numeração suprimida e um simulacro de pistola calibre 9mm.
Dentro da bolsa também estavam panfletos, crachás de identificação e dois jalecos brancos da Prefeitura de Garça. Os materiais são utilizados por agentes de saúde em combate à dengue.
Ao serem indagados pelos policiais, os indivíduos confirmaram que tinham acabado de chegar de São Paulo e estavam aguardando Sansiani, o terceiro preso.
Os policiais já conheciam o indivíduo e se dirigiram até a Rua Ana Murari Marques, onde o localizaram. O acusado viu as viaturas e tentou fugir, mas foi detido logo em seguida.
Ele levava com uma espingarda calibre 28, com cano serrado, numeração suprimida, além de dois cartuchos – um intacto e um deflagrado. A arma estava enrolada em um cobertor.
Segundo os policiais, após os envolvidos serem questionados, teriam confessado que se disfarçariam de agentes de saúde para realizar um roubo em residência e um possível sequestro no município de Garça.
O trio foi levado para a Delegacia de Garça, onde o delegado de plantão elaborou o flagrante de porte ilegal de arma de arma de fogo com numeração suprimida. Todos foram recolhidos para a Penitenciária de Marília.
Prefeitura de Garça
Em nota, a Prefeitura de Garça informou que já está ciente do caso envolvendo falsos agentes de saúde que foram presos pela Polícia Militar.
“Não houve nenhuma ocorrência de desaparecimento de materiais da Secretaria Municipal da Saúde, que já foram conferidos. Não existe nenhum modelo igual ao que foi apreendido pela PM”, diz o comunicado.
Segundo a administração daquele município, nenhum agente de saúde de Garça possui jaleco com imagem de mosquito. “Os jalecos brancos utilizados pelos servidores são todos de mangas cumpridas. Os crachás apreendidos também são completamente diferentes dos que são utilizados pelos servidores municipais. Os verdadeiros possuem, inclusive, a foto dos agentes. A Prefeitura de Garça também esclarece que os três indivíduos presos pela Polícia Militar não eram agentes de saúde ou servidores municipais de outras áreas”.
“A Secretaria Municipal de Saúde espera que esse episódio não dificulte o trabalho dos verdadeiros agentes, que cumprem com um papel fundamental para manutenção da saúde do município. Normalmente os agentes de saúde são conhecidos dos moradores, uma vez que atuam nos bairros de abrangência da Unidade de Saúde da Família (USF) em que estão lotados. Caso o morador sinta-se inseguro em dar acesso aos agentes, pode ligar para o telefone 3471-4959, solicitando mais informações e confirmando a identificação”, disse a Prefeitura.