Oposição ganha eleição interna na Famema
A chapa “Famema para Todos”, de oposição, venceu as eleições para a gestão 2017/2021 na Famema (Faculdade de Medicina de Marília) com 55,29% dos votos, anunciados na noite de terça-feira (21).
Mesmo assim, a escolha definitiva ainda depende da anuência do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que escolhe nomes em lista tríplice.
No pleito interno, venceram para os postos de diretor geral e vice, respectivamente, o gastroenterologista Valdeir Fagundes de Queiroz e o endocrinologista José Augusto Sgarbi. Decisão sobre quem realmente assume é esperada em até um mês e meio.
No segundo lugar, com 38,32% dos votos, ficaram o atual Diretor Geral da Famema gastroenterologista Roberto Teixeira Michelone e seu candidato a vice, neurologista Luiz Domingos Mendes Melges. Agora corre o prazo de três dias para recursos sobre as eleições.
“Quem decide é o governador, mas não temos nenhuma expectativa de que não seremos indicados. No entanto, algumas vezes isso ocorre”, disse ao Marília Notícia Valdeir Fagundes, escolhido na eleição.
A chapa “Famema para Todos” venceu nos três formatos (docentes, funcionários e estudantes), recebendo o total de 876 votos contra 298 da chapa “Avançando nas Mudanças”. No terceiro lugar, a chapa “Pior não Fica” obteve 0,85% dos votos, os brancos foram 0,36% e nulos 5,18%.
“Agora nosso discurso é de humildade, transparência, tolerância e fazer união de toda a instituição. Sem união, não há crescimento”, afirma Valdeir que completa: “nosso maior desafio será recuperar a credibilidade da Famema”.
De acordo com ele, a Faculdade de Medicina de Marília sofre com a imagem desgastada, o que afeta a autoestima de toda a comunidade acadêmica.
Propostas
A eleição aconteceu entre segunda (20) e terça-feira (21) e a chapa escolhida nas urnas traz propostas de criação de campus universitário urbano, novos laboratórios, novos espaços para graduação e pós-graduação, além de centro de esportes e lazer.
Na graduação, a ideia é aprimorar programas, modernizar e ampliar os serviços de apoio e reorganizar as disciplinas. Na pós, o norte será incentivar a pesquisa, criação do centro de pós-graduação e fortalecimento dos programas de residência médica.
Aos funcionários é proposto a busca de um plano de carreira, diálogo com todos e valorização da meritocracia.
Com a proclamação do resultado da apuração dos votos pela Comissão Eleitoral, seguem os trâmites do regulamento para a nomeação do Diretor Geral e Vice-Diretor Geral da Famema. Após o prazo para recursos, a Congregação da Famema será convocada para homologar o resultado.
Após a reunião da Congregação, a lista tríplice das chapas será enviada para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e para o governador do Estado para sancionar a escolha do próximo diretor geral e vice da Famema.