Zona oeste é nebulizada contra febre amarela
A Prefeitura de Marília iniciou nesta terça-feira (7) nebulização para combater a febre amarela no município. Os bairros escolhidos foram o Jardim Cavallari e o Flamingo, que devem ser completamente cobertos pelos serviços.
Em áreas florestais o principal vetor da febre amarela é o mosquito Haemagogus. Já nas cidades a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue, zika e chikungunya.
Existe uma notificação de hipótese de febre amarela na cidade no último dia 31. A vítima é um homem de 39 anos que está internado no Hospital de Clínicas.
“O paciente com suspeita de febre amarela teve deslocamento para cidade de Lupércio e Santa Cruz do Rio Pardo. Não houve casos em 2016”, afirma nota enviada pela assessoria da administração municipal.
Normalmente são nebulizadas áreas próximas de onde vive a pessoa contaminada.
Vacinação
A vacina contra febre amarela está disponível nas unidades de saúde diariamente e pode ser solicitada em caso de viagens para regiões com casos de febre amarela e também para cumprir o Calendário de Vacinação.
Quem já tomou duas doses da vacina, não precisa mais ser vacinado, a não ser em casos de mudança do perfil epidemiológico da região onde está ou irá visitar. No caso das crianças, o Calendário de Vacinação – 9 meses e 4 anos – deve ser seguido.
De acordo com o município, diariamente as Unidades de Saúde estão preparadas para atender e disponibilizar a vacina de acordo com a necessidade da população.
“Só existirá campanha de vacinação, caso o Governo Estadual indique ou aconteça uma mudança de perfil epidemiológico” informou a administração municipal ao Marília Notícia.
O município informa que recebeu, como rotina, doses do Governo Federal, disponíveis nas unidades de saúde da cidade.