Placa de propaganda de candidato ocupa local irregular
Faltando cinco semanas para o primeiro turno das eleições, a campanha dos candidatos ganha volume no rádio, na televisão e nas ruas. A legislação eleitoral está mais rigorosa com a publicidade dos candidatos, mas não é difícil flagrar abusos em Marília. A reportagem do Marília Notícia flagrou uma das várias propagandas eleitorais proibidas na cidade.
Vários cavaletes do candidato a deputado federal, Roberto Santiago (PSD), estavam em locais proibidos de acordo com a Justiça Eleitoral. Cavaletes em jardins e em canteiros centrais de avenidas, por exemplo, são proibidos. No meio da calçada também está errado, já que os pedestres precisam desviar dos cavaletes para poderem atravessar a rua.
Mas não é só o candidato do PSD que burla as leis eleitorais. Abelardo Camarinha (PSB) candidato a deputado estadual, Sérgio Nechar (PSB) e Andrés Sanchez (PT), candidatos a deputados federais, foram flagrados por outros veículos de comunicação, com propagandas irregulares em postes e canteiros centrais de avenidas.
Quem se sentir prejudicado é só denunciar no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Havendo denúncia é feita a constatação pelos próprios servidores do Cartório Eleitoral. E verificando a irregularidade, é feita a notificação para a retirada. O TRE poderá até aplicar multas.