Pacientes esperam na chuva por guias de UBS
Pessoas que precisavam de atendimento na UBS (Unidade Básica de Saúde) São Judas, na zona norte de Marília, tiveram que ficar debaixo de chuva durante a madrugada desta segunda-feira (15) enquanto esperavam para conseguir uma guia.
Foto enviada ao Marília Notícia mostra pelo menos nove pessoas – a maioria com guarda chuva – na fila de espera pela abertura da unidade localizada na rua Ribeirão Preto.
Sabendo como as coisas funcionam, alguns pacientes levaram até cadeiras. Atualmente não é permitido esperar pela guia do lado de dentro da unidade.
Jorge Calixto Júnior precisou ficar debaixo de chuva. “Descaso no posto de saúde no posto de Saúde São Judas Tadeu, em Marília. Às 5h30 da manhã temos que ficar em baixo de chuva!”, disse.
Ali são oferecidos atendimentos com dentista, clínico geral, ginecologista e pediatra. As guias – contadas – são distribuídas a partir das 7h. Por isso as filas tão cedo.
São apenas 16 guias para atendimento com clínico geral, por exemplo. Para atendimento com dentista são menos ainda, apurou a reportagem. E, dos dois que atendem, um está de férias.
O problema das filas durante a madrugada não é exatamente uma novidade entre as UBSs.
Em 2016 o MN já denunciou a questão na UBS Alto Cafezal, próxima da região central da cidade. Pacientes precisavam madrugar para conseguir atendimento.
A reportagem do MN questionou a Prefeitura sobre a questão. Entre outras coisas, foi perguntado se existe algum plano para resolver o problema, já que os pacientes são obrigados a esperar do lado de fora da unidade.
A Secretaria da Saúde informou em resposta que conhece o problema da UBS São Judas, e que existem ações possíveis para resolver a situação.
“A secretária Kátia Ferraz Santana deve visitar a UBS e discutir com a equipe possíveis soluções”, disse em nota o poder público.