Médicos da Família entram em greve em Marília
Conforme anunciado na semana passada, médicos de família e comunidade, que trabalham na atenção primária da Associação Feminina de Marília Maternidade e Gota de Leite, entraram em greve em Marília nesta terça-feira (27).
Durante o dia os postos de saúde – Unidades de Saúde da Família – não oferecerão atendimento para a população, salvo em casos de urgência e emergência, que não são comuns nestes locais.
Eles se queixam de atrasos em pagamentos e no 13º salário. A Prefeitura pagou parte dos atrasados na sexta-feira (23) e para hoje está prometida a liberação do restante.
Diretor Presidente do Simesp (Sindicato dos Médicos de São Paulo), Goro Takamitsu disse ao Marília Notícia que às 20h os médicos farão uma assembleia para decidir sobre o destino da paralisação.
“Se for feito o pagamento, provavelmente haverá decisão pelo fim da greve”, fala o representante da classe médica. A greve foi decidida em assembleia na semana passada e só pode ser revogada em outra reunião dessas.
A paralisação também tem um caráter solidários aos médicos autônomos – cerca de 25 sem vínculo trabalhista – no PA (Pronto Atendimento) da Zona Sul. Encarregados de atenderem urgência e emergência, estes profissionais não podem entrar em greve.
A princípio a paralisação aconteceria a partir de segunda-feira (26), mas a administração municipal decretou ponto facultativo para a data. A população já havia ficado sem atendimento durante o final de semana e a informação é de que nesta terça-feira um volume considerável de pessoas tenha procurado os serviços em vão.
Também na semana passada, os demais funcionários da Estratégia Saúde da Família – cerca de 450 – fizeram dois dias de manifestações em frente ao paço municipal. Como conseguiram receber parte dos atrasados, retornaram ao trabalho.
OUTRO LADO
Em nota, a assessoria de imprensa da administração municipal declarou nesta manhã:
“A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Saúde – informa que parte do pagamento já foi feito na última sexta-feira e a outra parcela vai ser repassada hoje, regularizando as pendências com a categoria”.