Vinícius exonera ocupantes de cargos comissionados
Ocupantes de cerca de 120 cargos comissionados da Prefeitura de Marília serão exonerados a partir da próxima terça-feira (27). As portarias, assinadas pelo prefeito de saída Vinicius Camarinha (PSB), foram publicadas no Diário Oficial de Marília deste sábado (24), véspera de Natal.
São os chamados “cargos de confiança”, ocupados por indicação do chefe do Executivo sem necessidade de concurso público. Os secretários da atual administração ainda seguem no cargo até que sejam exonerados, o que deve acontecer até o final do ano.
Na reta final do governo, Vinícius enviou um pacote de projetos de lei – seis, ao todo – para criar o plano de carreira dos servidores municipais, esperado há anos. Entre as propostas estava a extinção dos cargos ocupados pelos funcionários que serão exonerados nos próximos dias.
A proposta que, em tese, engessaria o próximo governo municipal foi rejeitada pela Câmara. Os vereadores, portanto, de modo geral aprovaram o plano de carreira, mas mantiveram os cargos que ficarão vagos para o próximo prefeito indicar ocupantes.
A maior parte desses cargos diz respeito a funções de coordenadoria e assessoria técnica nas diversas pastas que compõem a administração municipal.
Em campanha, Daniel Alonso (PSDB), o prefeito eleito, prometeu acabar com os cargos comissionados.