Aluna de Marília se classifica para Olimpíada de Português
A estudante de Marília, Ana Caroline da Silva Seoline, de 11 anos, se classificou para a fase estadual da “Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro”, coordenada pelo Ministério da Educação.
Ana Caroline é aluna da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Nivando Mariano dos Santos, no Jardim Planalto. Na categoria “Poema”, cumprindo o regulamento com o tema “O Lugar Onde Vivo”, a aluna da 5ª série A, no período da manhã, preparou o seu trabalho intitulado “Minha Pequena Grande Cidade”, classificado para a fase estadual.
“Não esperava esse resultado, embora tenha me dedicado bastante. É um sonho sendo realizado. Gosto muito de ler e escrever. Agora, vou me dedicar ainda mais aos estudos”, comentou emocionada Ana Caroline.
A professora de Língua Portuguesa, Vivian Brabo Perinetti, explicou que depois da inscrição da Emef Nivando na Olimpíada, 85 alunos de três 5ª séries da escola passaram por 14 oficinas preparatórias, entre maio e agosto. “O poema da Ana Caroline apresenta a história de Marília no ensinamento aos alunos voltado para o aniversário da cidade. A etapa final resultou num trabalho de grande sensibilidade dos estudantes, principalmente da Ana. O resultado foi considerado excelente, com uma forma diferente de ensinar”, explicou Vivian.
A diretora da Emef Nivando Mariano dos Santos, Alessandra Aparecida Tavares de Moraes, destacou que Ana Caroline, desde a alfabetização, sempre mostrou uma diferenciação com a técnica de ler e escrever. “O poema sobre Marília, classificado agora para a fase estadual, destaca o ensinamento da história da cidade somando-se ao texto de excelente qualidade”, comentou.
Alessandra destaca também o empenho da coordenadora Luciane Cristina Panes dos Santos para a inscrição da escola na Olimpíada. “Ela foi a grande responsável por essa motivação no aprendizado dos alunos”, finalizou.
A Emef Nivando possui atualmente 440 alunos de 6 a 11 anos, além do EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Segundo o MEC, a Olimpíada, criada em 2002, desenvolve ações de formação de professores com objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita das escolas públicas brasileiras.
Confira o poema de Ana Caroline abaixo: