Nova secretária fala de futuro da Assistência Social
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social do governo Daniel Alonso (PSDB) falou ao Marília Notícia sobre seus principais desafios e a prioridade para a pasta a partir de 2017, ou seja, já nas próximas semanas.
Wania Lombardi, graduada em Processos Gerencias pelo Univem (Centro Universitário Eurípedes de Marília) e com pós em Gestão Pública, promete uma cuidadosa reestruturação da secretaria. “A primeira ordem do Daniel é austeridade e transparência”, comenta.
De acordo com ela, que tem 25 anos de experiência com educação e capacitação, esse trabalho começa com um raio-x de todos os setores, projetos e coordenadorias.
“Verificar cada servidor, qual a função, retraçar as diretrizes de acordo com meu planejamento de extrema austeridade e então traçar planos de trabalho”, descreve Wania sobre o futuro próximo, dizendo ainda que seu método envolve valorização tanto da equipe, quanto das particularidades de cada indivíduo.
Wania elenca entre as prioridades a descentralização dentro da pasta, bem como o atacar a pobreza e o abandono. “Vamos trazer muitos convênios para Marília, do Estado e Federal”, promete a nova secretária, que esteve com a primeira dama do Estado na última semana, Lu Alckmin, tratando sobre o tema.
Ao MN, Wania adiantou alguns desses planos e disse que em breve Marília poderá ter uma escola de moda, padaria artesanal e vários outros projetos.
Ela pretende também transformar a Casa do Pequeno Cidadão em um centro de valorização da família e trazer para os centros comunitários a proposta de inserção do idoso e de empoderamento das crianças e da mulher.
“Tem muita coisa para fazer, muita coisa boa vindo por aí. O pessoal da secretaria é ótimo, muito técnico. Estou bastante feliz. Teremos muito trabalho, mas não tenho medo de trabalhar. Vamos arregaçar as mangas”, disse, reafirmando o lema de campanha de Alonso.
Wania atuou por 25 anos na área de educação e capacitação, sendo quatro deles como diretora e supervisora da AVAPE, (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência e Risco Social), ONG que presta Serviços para a Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Secretaria Estadual do Trabalho, atuando junto à prefeituras, aos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e presídios de 20 cidades das regiões de Marília, Araçatuba, Bauru, Assis e Ourinhos.
Atuou ainda de 2015 até o presente, como diretora do CEAMA/IAMSPE, cuidando de 45 mil usuários, em quatro regiões, administrando escritórios regionais e como gestora junto aos hospitais, clínicas e médicos conveniados.
Há 24 anos é filiada ao PSDB, sendo coordenadora regional do Secretariado da Mulher e membro do diretório estadual do PSDB Mulher.