Idosa com obesidade mórbida vive drama em Marília
Na noite de quinta-feira, dia primeiro de dezembro, a aposentada Sebastiana da Nóbrega, 62 anos, foi levada às pressas pelo Resgate do Corpo de Bombeiros até o setor de emergência do Hospital das Clínicas.
Esse foi mais um episódio no drama familiar da “dona” Sebastiana, que sofre de obesidade mórbida e está acamada há meses. Com problemas respiratórios, ela foi intubada na ocasião.
No dia seguinte, na última sexta-feira (2), a informação da assessoria de imprensa do HC era de que a paciente estava no setor de Emergência do Hospital das Clínicas. “Foram solicitados diversos exames e após os resultados a equipe médica que atende a paciente definiu sua transferência para internação no setor de Enfermaria”, dizia a nota.
No domingo de noite ela teria entrado em coma e esperava por um leito na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). “Faz 24 horas que ela não urina. Preciso da UTI. É vida ou morte. Ela vai fazer uma diálise na UTI” disse sua filha, a cabeleireira Letícia da Nóbrega.
Nesta terça-feira (5) a reportagem procurou novamente a assessoria do HC e as notícias foram melhores. “A paciente Sebastiana da Nóbrega foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas. Seu estado de saúde é considerado estável”. “Dona” Sebastiana continua lutando.
HISTÓRIA
Letícia cuida sozinha de sua mãe, Sebastiana, e disse ao Marília Notícia que há dois meses procura ajuda para tratar sua mãe que sofre uma série de problemas por conta da obesidade.
“No posto de Saúde do Cascata marcaram um médico para o dia 14 de dezembro, para avaliar ela em casa, pois não consegue sair da cama. Ela precisa de um leito urgente. O ideal era uma cirurgia bariátrica, mas com o quadro dela é impossível”.
Além da insuficiência respiratória, Sebastiana está com a perna infeccionada e corre o risco de evoluir para uma trombose. Ela também está com os órgãos comprimidos por conta da obesidade, segundo sua filha.
A reportagem procurou a Prefeitura para saber os detalhes sobre o caso de Sebastiana, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria.