Eleição na Câmara de Marília terá voto aberto
Mudaram as regras. Os próximos vereadores de Marília vão escolher o presidente e mesa diretora do Legislativo municipal com voto aberto – e não mais secreto, como era. A decisão foi confirmada ontem (16) na última sessão da Câmara.
Normalmente, as sessões acontecem na segunda-feira. Dessa vez foi na quarta-feira por conta do feriado da proclamação da República, que caiu na terça-feira (15), e ponto facultativo no dia anterior.
Foi a segunda discussão da proposta que já havia sido aprovada em primeira discussão no dia 31 de outubro e passou pelo período de interstício regimental.
O autor da proposta nº 03/2016 é o vereador Sílvio Harada (PR), que na justificativa pedia por transparência.
Segundo ele, o voto secreto já foi utilizado para proteger parlamentares de pressões de “instituições” e de “terceiros”, mas na atualidade os valores exigidos são outros.
De acordo com Harada, esses “terceiros” detinham o poder político em razão da capacidade financeira e econômica. “O voto secreto era utilizado para protegê-los das represálias”.
No entanto, o vereador do PR afirma que agora, “a sociedade clama pela transparência das Casas Legislativas e, em especial, dos políticos que a compõe”.