Regra 80/20 promete te deixar magra para sempre
Desde que o chef particular de Gisele Bündchen e Tom Brady revelou detalhes da alimentação do casal – basicamente orgânicos, sendo que 80% deles são grãos integrais e vegetais crus e os outros 20%, carnes magras, como pato, frango, salmão e boi nutrido com capim – a curiosidade para entender melhor e saber como aplicar os princípios no dia a dia não para de aumentar.
Tudo bem, a maneira como a top e o marido seguem a dieta não é lá muito acessível para a média das pessoas. Mas o bom é que a regra 80/20, modelo de reeducação alimentar que passou a fazer sucesso lá fora desde o fim do ano passado, pode facilmente ser adaptada na hora de montar as refeições nossas de cada dia.
Boas notícias: por se tratar de um estilo de alimentação que visa não só a perda e a manutenção do peso, mas uma vida saudável, e não há cardápio restrito nem contagem de calorias, o programa pode ser seguido para sempre. O melhor de tudo: dá até para reservar espaço para doces e outros alimentos que você adora, mas que costumam ser banidos em dietas convencionais – quando não deixam um gosto de culpa na boca quando você resolve comê-los. Animada com a proposta? A gente explica como encaixá-la na sua vida.
Moderação é a palavra-chave
O princípio básico da regra 80/20 é comer de maneira saudável em 80% das refeições, priorizando carnes magras, grãos integrais e vegetais, e se permitir relaxar um pouco nas 20% restantes.
Resumindo, se você faz 42 refeições em uma semana (seis por dia), em oito delas é permitido “sair da linha”. Essa proporção facilita o processo de reeducação porque cria hábitos benéficos que podem ser seguidos pelo resto da vida e preserva o prazer de comer.
Mas atenção: para não colocar seu esforço (nem o shape sequinho) a perder durante as refeições liberadas, o segredo é moderação. Isso significa que você não tem carta branca para enfiar o pé na jaca, tanto no que diz respeito à quantidade quanto à qualidade do que vai consumir. Na medida do possível, dê preferência a alimentos naturais.
Se achar que é um desperdício, tente fazer escolhas conscientes, pelo menos. Se for comer um chocolate, prefira uma versão com maior concentração de cacau. Outras opções são um mix de castanhas e frutas secas ou uma porção de açaí, que é calórico, mas oferece gorduras boas. Para o método 80/20, também é essencial reduzir a ingestão de produtos industrializados. Eles combinam sódio, corantes, substâncias artificiais, glutamato monossódico e açúcar, entre outros componentes. Além de fazerem mal à saúde, estimulam a compulsão alimentar.
Fonte: Corpo a Corpo