Marília acumula bons índices em várias áreas
Mesmo com a crise econômica dificultando o orçamento municipal pelo menos desde 2015, assim como nos demais municípios brasileiros, Marília tem colecionado uma série de bons índices.
As “medalhas” mais recentes dizem respeito ao Ideb (Índice do Desenvolvimento da Educação Básica) e ao REM-F (Ranking de Eficiência dos Municípios), da Folha de São Paulo. Mas desde o final do ano passado surgem boas notícias relacionadas a outras áreas.
EDUCAÇÃO
Dados do MEC divulgados no começo do mês mostram que em 2015 o município bateu mais uma vez a meta projetada para o Ideb, que leva em consideração o desempenho dos alunos da 4ª série na Prova Brasil.
No ano passado, a nota foi de 6,9, quando a meta era de 6,6. A nota não era esperada antes de 2019, daqui a três anos. O resultado foi acima do estadual (6,2) e do nacional (5,5).
EFICIÊNCIA
Outra boa notícia para quem vive em Marília – e paga imposto no município – é relacionada com a boa gestão do dinheiro público, de acordo com levantamento da Folha de SP e do DataFolha.
Enquanto três a cada quatro cidades gastam mal seus recursos, Marília está entre os 24% dos municípios brasileiros considerados eficientes em relação a aplicação de recursos com base em dados de 2013, segundo o REM-F, divulgado no final de agosto.
Marília aparece em 58º lugar na pesquisa com uma nota 0,593 em uma escala que vai de 0 até 1 – quanto maior o índice, melhor o desempenho.
Entre as cidades do Estado de São Paulo na faixa populacional que vai de 200 a 500 mil habitantes, a cidade é campeã, deixando para trás Bauru (0,491), São José do Rio Preto (0,545) e São Carlos (0,544).
CRIANÇA
Em junho, ações voltadas para a saúde, educação, bem estar e qualidade de vida da criança em Marília e realizadas pela Prefeitura Municipal, receberam o reconhecimento da Fundação Abrinq.
Vinicius Camarinha (PSB) foi um dos prefeitos que receberam o prêmio ‘Prefeito Amigo da Criança’.
O prêmio mobiliza os prefeitos para que se comprometam a desenvolver políticas públicas nas áreas da saúde, educação, proteção e garantam recursos no orçamento para assegurar os direitos e melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes do município.
FIRJAN
O município de Marília está posicionado entre as 25 cidades mais desenvolvidas do país, segundo levantamento do Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) divulgado no final do ano passado e com dados de 2013.
Com o IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) de 0,8730, a cidade de Marília aparece na 23ª posição no Brasil – entre mais de 5.500 municípios .
No Estado de São Paulo, – a cidade aparece na 17ª colocação – bem à frente de outros municípios importantes como Ribeirão Preto, Sorocaba e São Carlos.
Marília também supera os indicadores de outros municípios próximos, como Bauru, Presidente Prudente e Araçatuba.