MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
qui. 12 fev. 2026
TRANSPORTES

Aeroclube nega que perícia impeça obras no aeroporto de Marília

Entidade afirma que decisão judicial trata apenas de despejo.
por Rodrigo Viudes
Hangar utilizado pelo Aeroclube está incluso no plano de expansão do terminal de passageiros da Rede Voa S/A (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

O Aeroclube de Marília afirmou nesta quinta-feira (12), em nota à imprensa, que o parcelamento dos honorários periciais no processo de reintegração de posse movido pela concessionária Rede Voa S/A “não impede nem adia obras no aeroporto”.

A manifestação ocorre após decisão do juiz da 3ª Vara Cível de Marília, Luis Cesar Bertoncini, que autorizou o pagamento parcelado da perícia solicitada pela entidade como prova de defesa na ação judicial.

Na nota, o Aeroclube sustenta que “a decisão judicial trata apenas do processo de despejo, não tendo qualquer relação com investimentos ou expansão do aeroporto”. A entidade acrescenta que “é falsa a afirmação de que o parcelamento dos honorários periciais ‘adiaria obras’ no Aeroporto de Marília.”

O Marília Notícia informou que a decisão poderia representar risco de adiamento das obras de ampliação do terminal de passageiros. A apuração indicava que não seria do interesse da concessionária utilizar outra área do sítio aeroportuário que não a atualmente ocupada pelo aeroclube. A ampliação já foi anunciada pela empresa e envolveria as dependências da entidade.

Ainda segundo o comunicado da entidade, o aeroporto possui “internamente uma área livre, desocupada e plenamente disponível, de aproximadamente sete hectares”, onde desde 1990 existe projeto para construção e ampliação de um novo terminal de passageiros. O projeto foi aprovado no ano 2000, mas ainda não executado.

Aeroclube indica local para construção de novo terminal de passageiros (Arte: Aeroclube de Marília)

De acordo com o Aeroclube, o terreno, com cerca de 70 mil metros quadrados, é independente da área atualmente ocupada pela escola de aviação, não havendo “qualquer impedimento técnico, jurídico ou físico para a execução de obras aeroportuárias.”

Sem acordo

A entidade afirma ainda que “nunca houve acordo formal entre Aeroclube, Prefeitura e concessionária” e que a reunião realizada entre as partes não resultou em entendimento sobre os processos judiciais em curso. Conforme a nota, após a cobrança de R$ 64 mil mensais pela permanência no aeroporto, a concessionária ingressou com ação de despejo, que segue em tramitação.

O Aeroclube se define como escola voluntária, sem fins lucrativos, integrante da política pública de ensino aeronáutico desde 1940. A instituição afirma que, há mais de 20 anos, deixou de receber recursos federais para manutenção do ensino gratuito e passou a funcionar com trabalho voluntário, doações e contrapartida dos alunos.

No comunicado, declara ainda que “não existe conflito entre desenvolvimento aeroportuário e a permanência do Aeroclube” e reafirma compromisso com “a transparência, com o diálogo institucional e com o esclarecimento responsável da sociedade”. A ação de reintegração de posse segue em andamento na Justiça estadual.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Motorista da Secretaria da Saúde de Ocauçu é flagrado com drogas em veículo oficial
  • 2
    ‘Encontro de Craques’ com Ronaldinho Gaúcho é adiado em Marília
  • 3
    Mariliense é assassinado a tiros após discussão em bar de Ourinhos
  • 4
    Voo de Toffoli com jato de Vorcaro teve escala em Marília

Escolhas do editor

CASO MASTER
Voo de Toffoli com jato de Vorcaro teve escala em MaríliaVoo de Toffoli com jato de Vorcaro teve escala em Marília
Voo de Toffoli com jato de Vorcaro teve escala em Marília
QUALIDADE DE VIDA
Marília recebe imersão em inteligência emocional com foco em autoconhecimentoMarília recebe imersão em inteligência emocional com foco em autoconhecimento
Marília recebe imersão em inteligência emocional com foco em autoconhecimento
SISTEMA PRISIONAL
Após incêndio, MP apura irregularidades na PenitenciáriaApós incêndio, MP apura irregularidades na Penitenciária
Após incêndio, MP apura irregularidades na Penitenciária
MOBILIDADE URBANA
Avenida Tiradentes recebe recape para melhoria no trânsito em MaríliaAvenida Tiradentes recebe recape para melhoria no trânsito em Marília
Avenida Tiradentes recebe recape para melhoria no trânsito em Marília

Últimas notícias

Pesquisa aponta que 90% dos consumidores comprarão chocolate na Páscoa
Ativista brasileiro é deportado da Argentina por ordem de Milei
Lula quer anular leilão da Petrobras por vender gás acima da tabela
Voo de Toffoli com jato de Vorcaro teve escala em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie