Marília inicia vacinação contra dengue em agentes de saúde

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília iniciou, na manhã de segunda-feira (9), a imunização contra a dengue com a vacina Butantan-DV em Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Controle de Endemias (ACEs). A aplicação começou na UBS Cascata e integra a estratégia definida pelo Governo do Estado.
Segundo a Prefeitura, a vacina foi desenvolvida pelo Instituto Butantan, na capital paulista, e é a primeira do mundo em dose única com proteção contra os quatro sorotipos da dengue. Ao todo, a sala de vacinas do município recebeu 860 doses para esta fase inicial.
De acordo com a coordenadora de Vigilâncias, Thaís Leatti, a campanha segue orientação técnica estadual. “Nesta primeira fase, estão sendo imunizados os ACSs e ACEs que atuam nas nossas unidades de saúde. Estamos seguindo as recomendações técnicas e as estratégias que foram definidas pela Secretaria de Estado da Saúde para a campanha”, afirmou.
A Secretaria Municipal da Saúde informou que a distribuição das doses é feita pela Secretaria de Estado da Saúde, conforme critérios técnicos e capacidade operacional de cada região.
O Governo de São Paulo iniciou, no mês passado, a vacinação em Botucatu, município escolhido para estudo de impacto da Butantan-DV. O evento contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, segundo a Prefeitura.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, destacou a importância da imunização. “Tivemos a honra de participar do seu lançamento. É a primeira vacina 100% brasileira contra a dengue, de dose única, desenvolvida pelo Instituto Butantan e aplicada na população pelo SUS. É a ciência brasileira protegendo vidas, fortalecendo o presente e construindo um futuro com mais saúde para todos”, declarou.
O início da vacinação na UBS Cascata foi acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Marília, Danilo Bigeschi, além de integrantes da equipe técnica da pasta.
Nesta terça-feira (11), a imunização prosseguiu na Divisão de Zoonoses, com inclusão de 25 supervisores de saúde e agentes de controle de zoonoses (ACZs). Segundo a Secretaria, o setor conta com 13 ACEs, 14 ACZs e 25 supervisores.