Educação de Marília inicia ano letivo para 19 mil alunos nesta quinta-feira

A rede municipal de ensino de Marília inicia nesta quinta-feira (5) o ano letivo de 2026 para cerca de 19 mil alunos, segundo a Secretaria da Educação. Do total, aproximadamente 10 mil estão matriculados nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e nove mil nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).
A rede é composta por 65 unidades escolares, sendo 21 Emefs e 44 Emeis, incluindo as escolas parceiras Lar da Criança e Amélie Boudet. As aulas começam nos dias 5, 6, 9 e 10 de fevereiro, conforme o nível de ensino, e as unidades realizam reuniões de pais nesta quarta (4) e quinta-feira.
De acordo com o cronograma da pasta, nas Emeis o início das aulas ocorre de forma escalonada. O nível I – para bebês – e o Infantil II, destinado a crianças de cinco anos, iniciam no dia 5 de fevereiro.
O nível II, para crianças de um ano, o Maternal I, para crianças de dois anos, e o Infantil I, para crianças de quatro anos, começam no dia 6.
Já o Maternal II, para crianças de três anos, inicia no dia 10. As turmas de Infantil I e II integram a etapa de escolarização obrigatória.
Nas Emefs, as aulas começam nesta quinta-feira (5) para os alunos do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Os estudantes do 1º e 2º anos retornam às salas de aula na próxima segunda-feira (9).
A secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon, informou que, nos primeiros dias da Educação Infantil, são adotados horários especiais, dentro do chamado período de inserção. “O período de inserção e os horários especiais acontecem em virtude da idade e das necessidades de adaptação das crianças à escola. Pedimos que os pais fiquem atentos aos horários, já que a própria escola informará o cronograma de cada turma. Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis devem ligar para a própria escola para mais esclarecimentos”, afirmou.
Segundo a Secretaria Municipal da Educação, os uniformes e os materiais escolares serão entregues diretamente nas unidades escolares, com prazo máximo até o início de março.
Durante o período de férias escolares, a pasta afirma que manteve atendimento para alunos da Educação Infantil em período integral. Entre os dias 5 e 30 de janeiro, foram registrados cerca de 1.500 atendimentos em polos instalados nas Emeis 1, 2, Feijão com Arroz, Príncipe Mikasa, Marina Betti César e Bem Te Vi.
De acordo com a Educação municipal, o objetivo foi atender crianças cujas famílias comprovaram a necessidade de permanência na escola durante as férias, com oferta de refeições, repouso e atividades recreativas, sob a supervisão de professores, auxiliares de desenvolvimento escolar, estagiários de Pedagogia e equipes gestoras das unidades.